26 de março de 2011

INFORMAÇÃO

Dentre todos os males e atentados atuais cometidos contra o mundo, o mais significativo e grave é a parcialidade da informação (da mídia). Compromisso com a verdade é utopia. Nesse exato momento, há três exemplos bem cristalinos; o Japão e as informações, sem nenhum compromisso com a verdade, sobre a contaminação do mar, da terra e do ar - as informações subestimam a inteligência; as operações na Líbia que a mídia comprometida chama de aliados (aliados de quem, se a maioria discorda dos ataques?); as informações sobre mortes e baixas divulgadas pelo ditador da Líbia. Com isso, verifica-se que a ditadura da informação não está no sistema político, mas na ideologia da classe dominante, ou seja, no dono da informação.

Publicado no Diário Catarinense em 24/3/11



INTRIGA DA OPOSIÇÃO

Diariamente a mídia de oposição, conservadora e neoliberal, tenta fazer intriga entre Dilma e Lula. Até agora, muitas tolices. Mas, como o mandato está no início, é provável que, até o final, algo mais consistente ocorra na forma de governar o país. A estratégia da oposição é simples: dividir as forças para poder chegar ao poder. Nisso, ela é especialista. Mas a maturidade política alcançada pelo Brasil pode servir de antídoto.

Publicado no Dia online em 23/3/11

LÍBIA

Os países ricos (EUA, Reino Unido e França) correm o risco de se desmoralizar nesse ataque à Libia. Como sempre, através da pressão da mídia, conseguiram seu intento: invadir a Líbia. O argumento foi evitar a morte de civis inocentes e garantir uma zona de exclusão aérea (impedir bombardeio). Em poucas horas, os países ricos fizeram centenas de bombardeios e, provavelmente, mataram inocentes. As potências emergentes e a Liga Árabe não apoiam essa farsa. A questão é: por que outras ditaduras no Oriente Médio e África, também assassinas, são consentidas? De rpente, os muçulmanos podem receber o apoio de grande parte do Ocidente. Afinal, o que está em jogo é petróleo ou democracia?

Publicado no blog Hoje em Dia em 22/3/11, no Diário de Natal em 24/3/11 e no Dia online em 23/3/11