4 de junho de 2010

DESASTRE AMBIENTAL

A opinião pública mundial, mais consciente, deve estar aterrorizada com o vazamento de petróleo no Golfo do México. O pior desastre ambiental de petróleo do mundo. A British Petroleum é empresa privada britânica e responsável pelo vazamento. Estados Unidos é o país onde o vazamento ocorre. Duas potências incompetentes para estancar o problema. O prejuízo ambiental é incalculável e irrecuperável.
Publicado na Gazeta do Povo (Curitiba) em 1/6/10 e Diário de Natal em 4/6/10

ALIANÇAS E ARMADILHAS

Torna-se praticamente impossível Dilma Rousseff e o PT firmarem um arco de alianças com todos os partidos existentes. São grupamentos em que os líderes falam por si e não representam a maioria desses partidos. Uma herança maldita da Constituição de 88. De nada adianta eleger Dilma sem nenhuma base no Congresso. Cai no outro dia. Com 80% de aprovação, Lula pode eleger Dilma e fazer maioria aliada no Congresso.
Publicado na Folha Online e Estadao.com.br em 5/5 e 3/5/10

DROGAS

A sociedade e os governos estão sendo incompetentes para resolver o problema das drogas. Perderam o controle para o tráfico. Por quê? Preconceito e moralismo. Com isso, ao invés de redução, há aumento do consumo. É urgente e inadiável a liberação geral de toda droga. É mentira que vai aumentar o consumo. Os recursos da tributação da droga podem curar e salvar o dependente. Os recursos desviados para o tráfico estimulam, cada vez mais, o consumo. Ainda há duas agravantes: a concentração ilícita da renda do tráfico e as milhares de mortes pela disputa de mercado.
Publicado no Blog Hoje em Dia em 29/5/10