8 de março de 2010

NOVO BLOCO

Sem dúvida, o fato mais marcante desse início de século foi a criação do novo bloco reunindo países da América Latina e do Caribe, excluindo Estados Unidos e Canadá. Agora, os países pobres e emergentes precisam desmontar o poder de veto dos cinco países da ONU. Com 192 países o mundo não pode permanecer dependente de cinco nações.
Publicado no Jornal O Fluminense em 7/03/10

ELEIÇÃO

A situação da representação política no Distrito Federal é bem sintomática. Mostra um aspecto muito pouco discutido: o eleitor. Um eleitor alienado e desinformado politicamente. Elegeu, elege e, tudo leva a acreditar, vai eleger para 2010 um governador cassado por corrupção. Afinal, o eleitor tem ou não alguma responsabilidade com os fatos que vêm ocorrendo no DF?

Publicado na Gazeta Online (Vitória) em 28/02/10

CUBA

Certa imprensa divulga a morte de um grevista de fome em Cuba para lançar mais uma campanha contra a Ilha. Aproveitam a estada de Lula para juntar num só pacote. Mas,nessas denúncias,duas questões merecem reflexão: 1) em todas essas denúncias, também aqui no Brasil, só um lado fala (os conservadores); 2) essa mesma liberdade, que tanto propagam, por que não permite conhecer greves de fome, torturas e mortes na Ilha de Guantánamo gerida pelos EUA?

Publicado no clipping do TSE em 27/02/10

PRISÃO DO GOVERNADOR

Algumas autoridades políticas ficaram surpresas com a prisão do governador Arruda. É a primeira vez na história, comentam. Mas, quando na história, um crime foi tão documentado? Não há defesa. A não ser a de Maluf, que diria: "Essa pessoa do filme não sou eu, é um sósia que meus adversários políticos colocaram aí para me incriminar".
Publicado no Jornal O Tempo (MG) em 17/02/10

SENADO

Paul Krugman, colunista do "New York Times", diz em sua coluna algo muito grave: "os EUA não estão perdidos ainda. Mas o Senado está trabalhando para isso". É impressionante como a ideologia de direita é cega e estúpida. O país afunda e eles não recuam. No Brasil, o Senado também é uma casa conservadora. Uma casa que impede qualquer avanço democrático. Qualquer avanço só se dará com um Senado progressista.
Publicado na Gazeta Online em 13/02/10

CAPITALISMO

É uma pena Karl Max não estar vivo para presenciar e comprovar muitas de suas análises sobre as contradições do capitalismo. Estados Unidos dão aula de contradição. Agora, a Europa. Instituiram uma política macroeconômica, ainda fundamentada na política neoliberal, autodestrutiva. O FMI dita as regras (o feitiço virou contra o feiticeiro). Na crise, as nações só têm dois caminhos: corta despesa ou eleva imposto. Resultado: avançam em direção ao iceberg.
Publicado no JB em 8/3/10

AÉCIO

Não precisa ser muito perspicaz para saber que setores da direita, provavelmente vinculado aos interesses dos ultraconservadores dos EUA, nunca confiaram em José Serra. Impuseram Alckmin e, agora, forçam Aécio Neves. Quando se veem ameaçados pela derrota, apelam para o chamado candidato da conciliação. Conciliar é congraçar, pôr de acordo. Traduzindo: um anjo com pezinho de demônio. Aécio Neves, se presta bem para isso. Tem o histórico do avô. Aliás, bem enaltecido no seu centenário.
Publicado no JB em 7/3/10