5 de dezembro de 2009

POLÍCIA

A impunidade, o corporativismo está produzindo, cada vez mais, soldados doentes e verdadeiros monstros na PM, como os que tentaram assassinar a jovem vendedora de 21 anos no Rio de Janeiro. Acharam que a jovem era traficante por ter consigo R$ 1700. Tomaram seu dinheiro, exigiram mais, estupraram, deram um tiro no rosto e jogaram no despinhadeiro. Pode existir algo mais animal? E o pior: a investigação está a cargo da PM.
Publicado no Jornal do Brasil em 2/12/09

TRÂNSITO

Os congestionamentos aumentam descontroladamente em todas as metrópoles. Alguns argumentam e sentenciam: só o transporte público resolve. Não é verdade. Só existe uma saída para acabar o congestionamento: encerrrar de vez o ciclo do automóvel. Começar imediatamente o ciclo do transporte público sobre trilhos, e a ciclovia para trajetos menores.
Publicado na A Gazeta (Vitória) em 1/12/09 e Diário Catarinense em 2/12/09

TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) resolveu embargar e atrasar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC, do governo federal. São centenas de obras e milhares de empregos. Motivo alegado: irregularidades. Alguns técnicos decidem uma paralização que pode provocar bilhões em prejuízos e milhares de desempregos. Se a auditoria estiver errada quem irá responsabilizar-se por esse crime? A boa intenção? O TCU tem um histórico negativo: aprovou todas as contas, desde a República. Não é independente, pois se subordina ao Senado. O governo precisa rever essa estrutura que serviu às elites dominantes, mas, agora, prejudica o país.
Publicado no Diário de Pernambuco em 26/11/09

OBAMA E O MARKETING

O governo de Barack Obama, presidente dos EUA, está se revelando um marketing para desviar a atenção da fracassada política do governo Bush. Só promessa. Na próxima legislatura os conservadores voltam. A estrutura de poder dos EUA não muda com outro presidente. É viciada. As contradições de Obama: apoia golpe em Honduras, provoca divisão na América do Sul com suas bases, não desmonta a tortura em Gunatánamo, amplia a guerra no Afeganistão e dá suporte à politica econômica falida do passado.
Publicado no Clipping do TSE em 26/11/09 (pesquisa em diversos jornais)

PARA SALVAR O MUNDO

A reunião sobre clima para salvar o mundo acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro em Copenhague. O país mais rico do mundo se recusa a tomar qualquer atitude ambiental que prejudique sua economia. Esse país é responsável por 25% das emissões de gases que envenenam o planeta. Possui bomba nuclear e mantém controle da ONU. Mas, seu maior poder é o meio de comunicação. Controla a opinião pública mundial.

Publicado no Dário Catarinense em 18/11/09 e Diário de Pernambuco em 19/11/09