1 de novembro de 2009

MERCOSUL

Setores da opinião pública deviam questionar o papel do jornal O Globo e outros, no caso, por exemplo, do Mercosul. Que interesses defendem ao boicotarem a união dos países da América do Sul? Por que a intriga entre países (diversos casos)? Por que o ódio a Cháves, comparando-0 a Hitler e Mussolini? Por que o apoio ao terceiro mandato do presidente da colombiano é democrático e os demais, continuismo? E o apoio às bases americanas na Colômbia? São muitas contradições contrárias ao Brasil.
Publicado na Folha Online em 1/11/09

MEIO AMBIENTE

A ameaça do aquecimento global sobre a vida na terra continua sendo ignorada pelas elites mundiais, tanto nos países ricos quanto nos pobres. Só pensam nos lucros. Agora chegou a vez dos pobres: querem recompensa para não desmatar ou poluir. Será que essa elite imagina que a natureza vai esperar eles recuperarem seu prejuízo? Decididamente ficha não caiu.
Publicado na Gazeta do Povo (Curitiba) em 20/10/09

APOSENTADOS

Os neoliberais elegeram os aposentados como inimigo principal. Por quê? Muito simples: estão fora da produção, deram o que tinham de dar, dão despesas. É assim que pensam. No Brasil, acabaram com a paridade e, o mais grave: reduzem o salário através de um índice (previdenciário). Um crime. Mas em breve receberão o troco. Cresce muito a legião de idosos e aposentados. Decidirão as eleições (serão 40% da população). No Rio de Janeiro, por exemplo, desde 1995, os inativos não recebem reajustes lineares. Advinhem quem comandas as finanças? Um neoliberal.
Publicado na Gazeta do Povo em 26/10/09

BOMBAS

Thomaz L. Friedman, colunista do New York Times, cita a ameaça de três bombas que condenam a próxima geração (e a nossa também): a ameaça nuclear (que aumentou), a monetária e a ambiental. Há uma quarta bomba que ele não cita, pois atinge apenas países emergentes e Brasil é o que corre maior risco. Trata-se do capital especulativo internacional que, dependendo da crise do dólar e insolvência dos EUA, pode entrar em desespero e desestabilizar nossa economia. O capitalismo é um sistema suicida.
Publicado no blog Hoje em Dia em 13/10/09