5 de junho de 2009

ARÁBIA SAUDITA

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta. Um regime fechado sem partidos políticos e sem constituição. Quem questiona o regime ou a religião do monarca é preso. Se os EUA se arvoram em criticar a democracia em Cuba, Venezuela, Irã, etc, por que se calam nesse caso? Muito simples: eles têm petróleo que os EUA exploram.
Publicado na Gazeta Online ( Vitória) em 3/06/09

INDIVIDUALISMO

Uma contradição nociva à democracia no Brasil é o que os parlamentares estão revelando na discussão da reforma política. Não confiam nas lideranças partidárias, ou seja, não acreditam nos partidos. Como existir partido sem liderança? Só confiam neles. É o individualismo no mais alto estágio, prejudicial ao país. A legenda é barriga de aluguel.
Publicado no Jornal O Tempo em 29/05/09

TERCEIRO MANDATO

Nunca em sua história o Brasil foi tão respeitado internacionalmente. Juntamente com a China, Índia e Rússia é visto como potência emergente. Isso significa que o Brasil tornou-se uma estrela mundial. A partir de agora recebe um foco especial. Não pode cometer equívocos. Momento de auto-estima do brasileiro, mas de risco. Por isso o 3º mandato não pode ser demonizado. A mudança de comando e gestão do país, neste momento, pode trazer consequência nefasta. A democracia é um sistema representativo. O 3º mandato certamente teria o apoio da grande maioria da população e seus representantes. Por que tanto temor? Mesquinharia política não ajuda.
Publicado no Diário da Manhã (GO) em 24/05/09 e Gazeta do Povo em 28/05/09 e JB em 25/05/09

MONOPÓLIO

A fusão da Sadia com a Perdigão é comemorada nos veículos de comunicação. Torna-se a 10ª maior empresa de alimentos da América. Afinal, monopólio é ou não nocivo à sociedade? Quando se trata de monopólio estatal ou público a grande imprensa cai de pau e afirma que prejudica a concorrência. Privado pode.
Publicado na Folha Online em 21/5/09

Cota na universidade

A classe dominante e seus porta-vozes condenam a cota dos negros, mas não têm coragem de assumir publicamente. Adotam uma estratégia: defendem cota dos pobres, incluindo brancos. Generalizam. sabem que no capitalismo isso é impossível. Por esperteza insistem em não enxergar uma diferença: durante três séculos foi o negro, não o branco, o escravo.
Publicado no Zero Hora Online em 20/05/09

SELIC

Redução da taxa Selic é falta do que criticar na economia brasileira. Seja 8%, 10% ou 12% a taxa mensal fica em 1% aproximadamente. Para o consumidor influi muito pouco. O spread bancário não. A taxa sobe para 4,5% ou 6% ao mês. Mas isso, os colunistas e economistas neoliberais omitem.
Publicado na Folha Online em 13/5/09