9 de fevereiro de 2009

VEREADORES

Ricardo Noblat, em sua coluna, faz uma declaração surpreendente: dos 181 países que fazem parte da ONU, somente o Brasil paga salário a vereador. Será? Confirmada essa informação, o Brasil precisa refletir e mudar radicalmente essa situação. É o caso para referendo popular.
Publicado no Diário da Manhã(Goiânia) em 22/12/08 e O Jornal de Alagoas em 24/12/08

AI-5

O AI-5 foi um ato envergonhado (a comissão que presidiu sua vigência escondeu-se em imprecisões e omissões) e vergonhoso. Setores conservadores da sociedade (dirigentes da OAB, ABI), políticos, intelectuais, artistas e meios de comunicação aplaudiram e apostaram, camuflados e acovardados, na sua eficácia no combate à subversão. Mas, na realidade, a ameaça que pairava sobre a sociedade e provocava distúrbio e temor eram injustiças, desigualdade, desemprego, fome, violência, analfabetismo etc. Tudo agravado atualmente.
Publicado no Jornal O Globo em 16/12/08

EUA 2

Entre todas as mudanças que Barack Obama pretende realizar nos Estados Unidos, a da CIA (a agência central de inteligência) é a mais importante. Por quê? Ninguém a controla. Um monstro. O próprio Bush declarou que se orientou pela CIA ao tomar a decisão de invadir o Iraque. A CIA tortura, espiona, planta terror.
Publicado no Diário Catarinense em 11/12/08

Quanto pior, melhor

Lula tem razão: a oposição não se conforma com o sucesso do Governo, e faz constantes previsões negativas sobre o Brasil. A inveja aumenta na mesma proporção da avaliação positiva do governo. Ficam "mordidos" porque Lula não segue suas receitas falidas. Repetem a mesma coisa desde 2003: rduzir gastos, impostos e juros, priorizar o setor produtivo em detrimento do social etc. Ocorre que a crise mundial é muito grave. Todos, naturalmente, serão atingidos.Ninguém pode, nesse momento, prever as consequências. Mas, o que incomoda é ver brasileiro apostando no quanto pior melhor.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 10/12/08 e Jornal O Globo em 11/12/08

Supremas algemas

É quase impossível um banqueiro rico e poderoso como Daniel Dantas ir para a cadeia. Acontecendo, não falta habeas corpus bem elaborado para livrá-lo. Seus advogados dispõem de amplo espaço na grande imprensa para contestar a acusação. Mas, nesse caso, um fato merece destaque: o comportamento do presidente do STF, Gilmar Mendes. O próprio Dantas havia assegurado que no STF, não teria problema. Gilmar Mendes, sem ter lido os autos da acusação, concedeu, em horas, dois habeas corpus ao banqueiro para livrá-lo da prisão. No mínimo, estranho. Agora, surge a denúncia de infiltração no STF de um ex-agente ligado a Dantas.
Publicado no Jornal O Globo em 5/12/08