27 de janeiro de 2009

SUGESTÃO PARA OBAMA

Entre todas as mudanças que Obama pretende realizar nos Estados Unidos a da CIA é a mais importante. Por quê? Ninguém a controla. Um monstro. O próprio Bush declarou recentemente que ouviu e se orientou na CIA ao tomar a decisão de invadir o Iraque, com base nas informações sobre armas de destruição em massa. Pode ser inverdade ou desculpa, mas é um fato grave e importante. A CIA tortura, espiona, planta terror e desestabiliza governo quando convém. Herdou vícios do periodo da guerra fria. Um vício que ameaça o mundo.
Publicado no Jornal O Fluminense online em 5/12/08

BANCOS

É impressionante o poder dos bancos no capitalismo: elevados lucros privados na maré alta e ajuda com dinheiro público na crise. São intocáveis. Não existe regulação ou regulamentação. O Poder Legislativo omite-se e o Executivo lava as mãos. No Brasil, o spread bancário é um escárnio, um assalto. A oposição e seus meios escandalizam-se com juros de 13,75% fixados pelo Banco Central, mas calam-se com os juros impostos pelos bancos, que atingem 150%. Justificam a inadimplência. Não admitem perdas e riscos. Antecipam e cobram da sociedade um provável calote. Imagine se toda cadeia produtiva adotasse essa concepção. O mais grave: parte do dinheiro manipulado por eles é do cliente. Tarifa abusiva e atendimento péssimo completam as mazelas. Infelizmente só uma crise pode mudar essa deformação.
Publicado na Folha Online em 4/12/08

CRISE VI

A queda de muro provocou um deslumbramento no capitalismo. Acreditou que seria dono do mundo. Os países mais ricos, sob a hegemonia dos Estados Unidos, traçaram as regras do jogo naquele momento (1989), no que foi denominado de Consenso de Washington. No centro da questão, o mercado auto-regulável e o desmonte do Estado. Mais uma vez, o liberalismo ultraconservador saiu derrotado. O mesmo ocorrera em 1929. A questão agora é saber o tamanho do estrago do devaneio e se tem volta.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 27/11/08

CAPITALISM0 MÍOPE

O capitalismo, dentre outros desvios, é míope. O lucro, a qualquer custo, deforma sua visão. É o caso das montadoras, da indústria automotiva. Há alguma dúvida de que a produção de veículos, mesmo sem crise, é inviável no tempo? Inviável por espaço geográfico (rodovias), por energia, poluição ao meio ambiente e por ser um transporte individual para atender uma demanda populacional crescente. Agora, a contradição maior: o capitalismo apostou todas suas fichas nessa indústria.
Publicado no Jornal de Alagoas, na Gazeta e Folha Online em 22/11/08

OBAMA 2

O mundo é bipolar: oscila da tragédia da crise global à euforia da vitória eleitoral. Obama surge num momento histórico importante. Apenas isso. Momento em que o principal país representante do capitalismo desgovernou-se. Nessa hora, preconceitos políticos e raciais vão para o espaço. A economia prevalece. A mídia, com seu poder mobilizador, entra no clima e cria uma enorme expectativa. Mas a história não é bem assim. A crise é grave e vai continuar. O mundo insiste em acreditar num milagre repentino, que vai resolver tudo. É outra barreira que precisa ser vencida.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 19/11/08

ECONOMIA AMERICANA

É impressionante como a economia dos EUA se encontra desorientada. Todas as receitas que sempre recomendaram estão sendo aplicadas, mas nada detém o avanço do caos. Querem aumentar o consumo através das instituições financeiras e da rede privada, mas nada funciona. Eles não arriscam. No Brasil, Lula resolveu apostar no consumidor, diretamente, através de Bolsa Família, salário real e financiamento público (BNDES, Caixa e Banco do Brasil). Neoliberalismo só deixa destruição.
Publicado no O Jornal de Alagoas em 27/11/08 e Jornal O Globo em 30/11/08