21 de janeiro de 2009

NEOLIBERALISMO 3

O neoliberalismo cometeu muita atrocidade cujo reflexo se estenderá por muito tempo. No Brasil, o mais atingido foi o aposentado. Uma covardia com quem não tem como se defender. Primeiro, uma aposentadoria que decresce. Valor previdenciário é um crime, tortura que mata o idoso gradativamente. Segundo, o desconto de quem já contribuiu. Mas o castigo vem à cavalo: sua fórmula de maldade, agora, atinge todo o mundo, inclusive seus adeptos. Essa crise vai trazer muito sofrimento, mas também esperança de mudança e ainda salvar a vida no planeta.
Publicado no Jornal O Globo em 18/11/08

A LIÇÃO DA CRISE

A crise no capitalismo serve para tornar mais explícita e transparente as posições e contradições. O exemplo mais gritante é o papel do Estado demonizado pelo capital e, agora, idolatrado. Outra questão: os Bancos Centrais. Fica claro a luta das elites econômicas pela sua independência: querem todos os recursos para eles, além de autonomia para os bancos e liberdade de financiamento. Liberdade que levou à crise global. Combatem os demais gastos do governo como pessoal, social, previdenciário, consumo, etc. Crescimento só através do setor produtivo, advogam. O perigo é o boicote da produção.
Publicado na Gazeta Online em 14/11/08 e Diário do Leitor em 16/11/08

BOLSAS

É impressionante a subjetividade, instabilidade e irracionalidade das bolsas de valores. Sobem e descem por razões inexplicáveis. Compara-se a uma nuvem de pássaros: qualquer movimento estranho voam, depois voltam. Seus membros são apostadores, adeptos de aventura. Sonham enriquecimento e dinheiro fácil, sem esforço. É um bingo. Mais uma armadilha para o capitalismo.
Publicado na Folha Online em 6/11/08

Itaú compra Unibanco

O brasileiro acordou feliz: o Itaú comprou o Unibanco. Oligopólio financeiro. O pior de todos. Alega-se que fortalece o mercado. Provavelmente os clientes- salvo os que receberam cartinha do Itaú com aumentos na véspera da transação- terão serviços, taxas e juros mais compensadores. Não haverá desemprego. A oposição elogiou a tansação. Oligopólio privado pode. Tudo por conta da crise.
Publicado no Jornal do Brasil Online em 6/11/08

GOLPE DE ESTADO

Todo golpe de Estado, em qualquer país do mundo, desde a década de 1950, não ocorre sem o beneplácito dos Estados Unidos. Do contrário, não vinga. Atualmente golpe de esquerda é impossível. O que está em gestação na Bolívia é de direita. Nessa ação, acontece uma jogada de mestre: desestabilizam o Mercosul. Cortam o gás. É a democracia que pregam.
Publicado no Jornal O Tempo em 17/09/08

GOLPE DE ESTADO

DEMOCRACIA 1

O modelo de democracia que prevalece no mundo é originário da Revolução Francesa. A representação através do sufrágio é correta. As falhas estão nas manipulações que as elites foram montando ao longo de dois séculos. Nos EUA, minoria decide. No Brasil, não existem partidos e as regras mudam a cada eleição. Em todos, os endinheirados financiam e mantêm sues interesses. Falta um sistema de gestão para acompanhar o eleito e que possa substituí-lo, se for o caso, antes do prazo institucional. Hoje, a tecnologia de informação facilita isto. A impunidade da mentira precisa ter um fim.
Publicado na Folha Online em 16/4/07

AVAL DO TRAFICANTE

Todo candidato a qualquer cargo eletivo no Rio de Janeiro sabe que na maioria das comunidades e favelas ninguém entra sem o aval do traficante da área. Isso já ocorre há mais de uma década. Apenas agrava-se. O documento apreendido pela polícia contendo ordens do traficante da Rocinha: -"todo empenho para eleger o vereador na favela, não aceito derrota"- é comum. A gravidade disso tudo é que chefes de polícia vêm sendo eleitos com o apoio deles. E agora? alguém vislumbra saída?

Publicado no Jornal O Globo em 26/7/08