13 de janeiro de 2009

TORTURA X PUNIÇÃO

O presidente da CNBB, Geraldo Lyrio, mexeu numa chaga brasileira: a impunidade da tortura durante a ditadura militar, que todos os governantes, inclusive Lula, insistem em camuflar. Diz ele: "A anistia não é sinônimo de impunidade. É preciso que os culpados sejam punidos, após julgamento. Não podemos acobertar crimes com pretextos de perdão". Dom Geraldo também poderia ficar omisso. Mas, ética,caráter e coragem não se compram em farmácia.
Publicado no Zero Hora em 30/9/08 Brazilian Press online em 1/10/08

RECONHECIMENTO

O Brasil governado por Lula assumiu uma posição inédita no mundo. É, pela primeira vez na história, respeitado, econômica e politicamente (nessa ordem). Por que isso ocorre? Lula inverteu (e não subverteu) a ordem, a lógica capitalista de investimento. Dividiu com o pobre. Só isso. Agora, nessa crise americana, fica bem claro essa inversão lógica. Para onde estão indo os trilhões de dólares americanos? Para banqueiros e instituições financeiras. Duplo prejuízo: premia a incompetência comprando títulos podres e não resolve a falta de dinheiro que é do contribuinte.
Publicado na Gazeta do Povo de Curitiba em 27/9/08 e Jornal Hoje em Dia em 26/9/08

CRISE

Por que o silêncio sobre a auto-regulação e mercado livre, tão apregoados na última década por economistas e colunistas neoliberais? Agora, imploram dinheiro do Estado (público) para socorrer rombos de banqueiros desonestos e ganaciosos. Nada melhor que o tempo para desmascarar farsas.
Publicado no Jornal O Tempo em 26/09/08

Estado Capitalista

Ainda há dúvida sobre o princípio marxista de que o Estado capitalista é a própria classe dominante? Nessa crise dos Estados Unidos está claro. Seria mais real e honesto o governo assumir logo os US$ 13 trilhões (é quanto se calcula o rombo) de títulos podres dos banqueiros desonestos. Eles não vão pagar mesmo. Suas fortunas e propriedades são "imexíveis". A opinião pública manipulada não se manifesta. Portanto, o único limite é o caixa do tesouro.
Publicado no Jornal O Globo em 20/9/08 e Jornal Hoje em Dia em 23/9/08

EUA 1

Muito original o conceito de experiência para governar do partido republicano do Bush. Denunciam sempre que o adversário não tem experiência. Bush, na concepção deles, tem. O Partido Republicano dos Estados Unidos no poder é ótimo para quem pensa que "quanto pior melhor". Um desastre. No Brasil, Lula também foi acusado de não ter experiência e é agora o melhor presidente da história republicana.
Publicado na Gazeta do Povo de Curitiba em 16/9/08

TERRORISTA

A diferença entre terrorista e oposicionista é quem está ao lado dos Estados Unidos. Se não segue a cartilha americana é terrorista. Se segue é oposicionista. É o caso, agora, da Bolívia. Em cinco províncias bolivianas, os ricos querem impor sua ordem à maioria pobre, de indígenas. São oposicionistas. Se fosse ao contrário, seriam terroristas. Morales foi eleito e confirmado por referendo (67%). Mas esse não é o conceito de democracia dos Estados Unidos. A democracia deles é bem conhecida: da vantagem e do lucro. É para isso que foi montado o World Trade Center.
Publicado no Jornal O Globo em 13/9/08

AQUECIMENTO GLOBAL

Só duas razões permitem entender o descaso e falta de consciência da humanidade sobre o avanço vertiginoso do aquecimento global e, consequentemente, o fim da vida na terra: o modelo de desenvolvimento capitalista e a religião. O capitalismo, é notório, não consegue enxergar além de seu lucro e os líderes políticos de seu mandato. A religião entrega a Deus. Algumas, inclusive, dizem que está previsto nas escrituras. Portanto, não há saída.
Publicado no Jornal O Fluminense em 3/9/08 e Diário do Leitor de St. Catarina em 5/9/08