8 de dezembro de 2008

FORUM SOCIAL

Os intelectuais reunidos no Forum Social Mundial de Porto Alegre lançaram manifesto com 12 propostas na área econômica, social, militar e diplomática. Fizeram seu papel, mas é insuficiente. Identificar problema é importante, mas não resolve. No século passado, um terço da humanidade passou estudando e identificando problema do capitalismo. Havia uma base teórica ideológica bem articulada, dezenas de máquinas estatais, armamento nuclear, etc. No entanto, tudo ruiu como um castelo.
Publicado na Tribuna da Imprensa em 27/02/02

HERANÇA PARA BENEDITA

Lamentável a herança deixada pelo ex-governador,Garotinho, para a sua sucessora, Benedita da Silva. Assinou convênio e empenhou milhões de reais para todas as prefeituras do Estado, contratou milhares de servidores, isentou centenas de empresas, liberou gratificações, implementou planos de cargos e salários, comprometeu milhões em obras e serviços. Tudo na última hora para inviabilizar a gestão de sua sucessora. Mas, atinge a população e os servidores. Uma prática repulsiva da política.
Publicado no Correio Braziliense em 8/5/02

QUATRO POR UM

Todos os quatro candidatos são de centro e de esquerda. A população comemoraria se os quatro se unissem em cima de um programa comum. Os demais revesariam nos próximos pleitos. Por que não elaborar um programa mínimo viável. Teriam maioria para aprová-lo. Todo cidadão sabe o que precisa um programa mínimo: saúde e educação para todos, reforma agrária, reforma do Estado, reforma política, defesa da nossa soberania, limitação de nossa dívida na constituição, reforma tributária em cima realmente da renda e do patrimônio, etc. Com esse programa não haveria desemprego e violência.
Publicado no Correio Braziliense em 15/5/02

DROGAS. TEM SOLUÇÃO?

Droga depois do desemprego é, sem dúvida, a maior tragédia da atualidade. Mas, duas contradições mortais: pune quem vende, mas não quem consome e quanto mais reprime, mais valoriza. Só uma saída: a liberação e a formação de um fundo com os tributos arrecadados pela droga. Muitos milhões. Aí sim, uma campanha competente sobre os malefícios do vício. A venda sob controle apresenta várias vantagens: desmonte de 90% da violência pelo tráfico e o acompanhamento do usuário. O resto é preconceito moralista e religioso, que se não for corrigido há tempo será, cada vez, pior.
Publicado no Correio Braziliense em 22/5/02

OS FALCÕES CRESCEM

Soa, no mínimo, muito estranha a campanha de terror produzida contra o Iraque pelos Estados Unidos. Nada é provado. Poderosas armas, ameaça de invasão, etc. Onde as provas? Cadê o maior centro de bisbilhotagem do mundo- a CIA? Por que não consegue apresentar prova? O mundo não pode viver essa paranóia criada pelos belicistas e ultraconservadores americanos. Há pouco era o "antraz" espalhado por Bin Laden. Uma morte e um escândalo internacional. Agora, vem o World Trade Center e mais ameaça de terror. Medo, medo, medo. É só o que sabem produzir.
Publicado no Correio Braziliense em 17/9/02

ORLA NO CARNAVAL DO RIO

O prefeito Cesar Maia precisa cuidar da Av. Atlântica durante o carnaval. Em 2003, foi uma vergonha. Camelódramo nas duas pistas da avenida. Não havia espaço para os transeuntes, turistas ou não. Ficam imprensados sem espaço para apreciar, pelo menos, as belezas do Rio, já que o carnaval autêntico deixou de existir há muito tempo. Alimentos de procedência duvidosa, isopores e bebidas tomaram conta da orla. Foi lamentável.
Publicado JB online em 7/03/03

GASTANÇA DE GUERRA

É impressionante a capacidade de manipulação da opinião pública que possuem os governantes americanos. Dá a impressão que a população vive sob a manta de uma vidraça. A guerra do Iraque é um exemplo gritante dessa manipulação. Uma mentira deflagrou a invasão. Mas, o silêncio, a omissão é total. Antes o fantasmo era o comunismo. Após o 11 de setembro, o terrorismo. Pautado no medo tudo pode. Gastaram bilhões de dólares para destruir o Iraque, agora, falam em bilhões para reconstruir.
Publicado no Correio Braziliense em 15/03/03