1 de dezembro de 2008

DOAÇÃO DE ÓRGAÕS

A doação de órgãos após a morte não é uma decisão fácil para as pessoas. Primeiro, porque é obrigada a pensar na morte, o que não é agradável; segundo, porque teme a retirada de órgãos ainda em vida; terceiro, pelas dificuldades que encontra em doar. Mesmo assim, o número de doadores cresceria muito se os responsáveis constituíssem uma van, em praça pública, esclarecendo e recebendo, no ato, as adesões ao programa.
Publicado no Jornal A Notícia em 26/2/04

CONTRADIÇÃO

A contradição é uma lei presente em todo universo. Nega e muda a realidade. A dialética é o método analítico que estuda e aplica esse princípio do contraditório. Está presente na natureza e na sociedade. Por exemplo, no capitalismo sua contradição maior é a busca do lucro, que gera acumulação (concentração). A concentração nega o capitalismo. É seu veneno. A negação, as vezes invisível, exacerba e, num determinado momento, acontece. Impossível para o capitalismo resolver a concentração. Resiste, busca alternativas, mas não tem jeito. É questão de tempo.
Publicado no Jornal Diário de Pernambuco online em 4/2/04

DROGAS

Não prender usuário de droga é correto. Entretanto, gera contradição. Vender é proibido, consumir não. Essa contradição movimenta no mundo, aproximadamente, US$ 400 bilhões. No Brasil, são cifras elevadas, mercado crescente e centenas de mortes pela disputa de venda (não pelo uso). O lógico seria liberar a venda, por exemplo, em farmácia. Tributar o produto e constituir um fundo com seus recursos. Com isso, iniciar uma campanha de conscientização e combate a dependência da droga. O fundo muito rico isolaria o tráfico, teria o controle da sociedade civil e acompanharia o usuário.
Publicado na Tribuna de Imprensa online em 18/3/04

Estado precisa de reforma

O governo Lula precisa, urgentemente, formular uma proposta e abrir a discussão sobre a reforma do Estado. Trata-se de uma caixa preta onde se destaca o judiciário. Tudo precisa ser questionado e mudado. Montou-se durante a história um monstro sem pé nem cabeça. Nada funciona, seu custo é alto para o benefício que presta. Há uma ineficácia geral. Quem se aproveita é o neoliberalismo que quer seu desmonte.
Publicado no Jornal O Dia online em 22/3/04

OPOSIÇÃO1

Seria cômico se não fosse trágico o comportamento da oposição (PSDB e PFL) cobrando aplicação de recursos. Os diretores teatrais deveriam focar mais o Congresso. Lá há muitos talentos que poderiam ser aproveitados no teatro e na inspiração de roteiros de peças. A dívida de quase um trilhão de reais foram eles que fizeram. Lula sacrifica seu governo e o povo para pagá-la. Essa política dos espertos, que fazem a dívida para outro pagar precisa acabar. Sobra sempre para o povo.
Publicado na Tribuna online em 31/03/04

COVARDIA

É covardia contra a população pobre a greve do INSS. Desde a unificação da previdência (na ditadura militar) seu atendimento é uma catástrofe. Quem sofre é o pobre que não tem planos de saúde privado. Filas quilométricas e péssimo atendimento. Muda governo, mas tudo continua. É, sem dúvida, o principal exemplo de serviço público falido. O que falta para uma administração eficaz, com carga horária, controle de ponto, fim da estabilidade ineficiente? O corporativismo é miope e o governo lava as maõs.
Tribuna da Imprensa online em 3/3/04

EUA

É preocupante a situação da economia norte-americana. O déficit previsto de US$ 500 bilhões para 2005 é espantoso. Reelegendo-se George Bush manterá a política que privilegia e isenta de impostos os ricos e aumenta, irresponsavelmente, as despesas com guerras de dominação. Cresce o desemprego. Greesnspan, presidente do FED, "nas entrelinhas" fala do endividamento, das falências e da desaceleração econômica. São contradições do capitalismo. O Brasil precisa reduzir sua dependência , seu endividamento e seu comércio enquanto há tempo.
Publicado na Tribuna da Imprensa Online em 2/03/04

DEMOCRACIA1

Neste mês foram rememorados dois fatos marcantes de nossa história, referentes ao Estado democrático: golpe de 64 e Diretas Já. A dúvida no mundo moderno é se no sistema capitalista, pós-Guerra Fria, pode haver democracia real. A impressão é que se trata de utopia. No capitalismo, é impossível democracia com lucro a qualquer custo e sem limites.
Publicado no JB Online em 24/04/04

PRIVILEGIADOS

Revoltante a atitude do presidente do STF, Maurício Correa, retirando do Congresso a reforma do Estatuto da Magistratura. Há onze anos o corporativismo e a defesa de privilégios, nocivos ao país, vêm retardando a aprovação desse projeto. A nação acompanha estarrecida a defesa de altos salários para o judiciário, defendidos por suas entidades de classe. Uma vergonha. Quarentena para juízes aposentados, critérios para punir juízes corruptos são medidas saneadoras e prioritárias. Depois querem ter autoridade para julgar Hugo Chaves por sua atitude contra a magistratura.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 20/04/04

CONSTATAÇÃO

Os servidores civis do Estado, Município e da União estão há nove anos sem nenhum reajuste. Resultado da política neoliberal de desativação e sucateamento do Estado, imposto pela nova ordem econômica mundial. Nesse período os militares foram agraciados com, pelo menos, dois ajustes não extensivo aos civis. Dois pesos duas medidas.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 14/04/04

Brigões

O Rio de Janeiro sofre desde a transferência da capital. De lá para cá só briga e desentendimento político entre o governo federal e o estadual. Tudo agravado com a fusão imposta pela ditadura militar. Brizola era odiado e temido. Foi perseguido. Moreira brigou com Sarney por não cumprir promessa sobre o metrô. Marcelo com o Estado falido desfez-se de seu patrimônio para pagar dívida. Não investiu e não abateu a dívida. Garotinho e FHC também desentenderam-se. Agora, Garotinho, candidato a presidente, briga com Lula. O resultado disso é o caos que vivemos.
Publicado na Tribuna da Imprensa em 19/04/04