18 de novembro de 2008

ABONADOS

O livro "Os ricos no Brasil" traz uma revelação surpreendente e esmorecedora: cinco mil famílias no Brasil detêm 45% do PIB nacional. Caberiam todos no Maracanãzinho. Caminhamos para um retorno à Monarquia, pois a concentração avança. Milhões de súditos trabalham para a superacumulação da nobreza. A responsabilidade maior dessa deformação cabe ao Congresso Nacional, que recusa sempre qualquer tributação mais incisiva e crescente sobre renda, herança e patrimônio dos ricos.
Publicado na Tribuna da Imprensa Online em 6/4/04

DECEPÇÃO

Uma mistura de revolta e tristeza com a ação ilícita do subprocurador, José Roberto Santoro, no caso Waldomiro. Revolta pela trama política com a oposição e seus meios para desestabilizar um governo eleito legitimamente. Tristeza por envolver o Ministério Público, uma instituição pública que vem adquirindo respeito junto a sociedade. Há momentos importantes na história de uma pessoa ou instituição. Nesse caso, uma investigação isenta e punição exemplar é o que se espera.
Publicado na Tribuna da Imprensa Online em 5/4/04

CIGARROS, NÃO.

A Irlanda é o primeiro país a proibir o fumo. Não proibe totalmente, mas restringe os locais. As multas são pesadas. As demais drogas deveriam seguir o mesmo percurso. Só dessa forma se conseguiria controlar o consumo (ninguém sabe quem e quantos são usuários). A violência extrema é decorrente da sua proibição e o mercado negro. Quanto mais retardar essa iniciativa, por preconceito moral e religioso, mais os narcotraficantes enriquecerão. Até assumirem os poderes constituídos.
Publicado na Tribuna Online em5/4/04

OPOSIÇÃO

A oposição e seus meios adjetiva como crise toda sua crítica ao governo Lula. Recorda a década de 50 e 60 onde a UDN golpista usava a mesma tática. Centrava seu fogo no moralismo (corrupção) e na subversão (comunismo). A subversão perdeu o foco. Crise como eles querem é institucional, desestabilização. Mas, no momento, Lula tem razão: crise só no futebol.
Publicado na Tribuna da Imprensa Online em 3/4/04

REFORMA DO ESTADO É URGENTE

O governo Lula precisa incluir a reforma do Estado na agenda. A gestão promovida pela elite ao Estado faliu. Passou pela Monarquia, República Velha, Nova República, ditadura e entrou no milênio. O mundo é outro. O modelo socialista e comunista proposto no século passado ruiu. O que a sociedade urgencia é um Estado democrático, transparente e eficaz. Só um governo popular pode viabilizar.
Publicado no Jornal O Dia online em 2/4/04

PENSAR ANTES DE AGIR

É forte a influência das ONGs no governo. Um projeto do receituário neoliberal da economia mundial, que transfere atividades e recursos do Estado para o mercado. Um Estado propositalmente ineficaz. O neoliberalismo prega o desmonte do Estado e coloca as ONGs como representativas da sociedade civil, mesmo sem um voto. Essa é, sem dúvida, a discussão mais importante desse início de milênio. Só a esquerda tem interesse em viabilizar um Estado democrático, transparente e eficaz.
Publicado no JB Online em 22/5/04

ESTRANHA SUSPEITA

Muito estranha a facilidade com que bandidos da Maré participaram do assalto ao depósito de armas da aeronáutica em Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Cinco soldados foram facilmente dominados. Não precisa ser investigador para concluir que há conivência. Vem sendo apreendida muita arma das forças armadas entre os traficantes. A situação é grave e exige investigação e acompanhamento transparente para a sociedade.
Publicado no Diário de Pernanbuco.com em 10/05/04

BRIZOLA

Brizola faz parte da galeria de personalidades que só é plenamente compreendida e respeitada após a morte. Foi, ao lado de Getúlio, o mais importante líder político do século XX. Se cometeu erros, foi no varejo, pois, no atacado acertou todas. O povo o compreendeu e amou. As dificuldades ficaram por conta dos conservadores e seus meios formadores de opinião.
Publicado na Folha de S. Paulo em 23/06/04

UNIÃO

Lula propõe um Plano Marshall na abertura da XI Conferência das Nações Unidas. Entre 1948 e 1952 os EUA investiu US$ 150 bilhões na Europa temendo o avanço do comunismo. O mesmo não ocorre nos países pobres. Nesse momento, assiste-se os Estados Unidos destruindo um país pequeno e pobre, o Iraque. São US$ 400 bilhões para arrasar uma nação. A denúncia de Lula procede, mas não pode haver ilusão. Só a união dos brasileiros e de outros países pode alterar esse quadro.
Publicado na Tribuna da Imprensa em 17/06/04 e Jornal O Dia online em 18/06/04

MALUF

"Nunca tive conta no exterior". "Jamais assinei este documento". "Esta assinatura não é minha". "Nunca vi esta carta na minha vida". Essas e outras são afirmações que Paulo Maluf faz, há anos, rebatendo acusações de corrupção. As evidências, inclusive com assinatura, são tão cristalinas que fica a dúvida: o que é preciso fazer para colocar um corrupto rico e poderoso na cadeia? A legislação previu essa hipótese ou só é viável com a confissão do réu?
Publicado no JB Online em 17/06/04

PREJUÍZO

A tão exaltada liberdade de imprensa ficou, lamentavelmente, prejudicada no desfile da tocha olímpica pelo Brasil. Milhões de brasileiros ficaram impedidos de acompanhar pela TV o espetáculo, inédito, por não serem associados a uma TV a cabo. Nota zero para quem vendeu exclusividade, quem comprou e para a legislação que aprova essa censura a um direito do cidadão.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 15/6/04 e Estadão. com.br em 20/06/04