11 de novembro de 2008

CUIDADO, LULA

Ocorre no governo Lula fato semelhante ao ocorrido no de FHC: fritura e desmerecimento de qualquer autoridade do governo que ameaçe ou discorde da política econômica neoliberal ditada pelo FMI. No governo FHC, Serjão, Mendonça de Barros, José Serra foram obrigados a recuar. No governo Lula, a ameaça é José Dirceu. As intrigas e armações se sucedem. É o caso dos bingos do Waldomiro. Por trás disso tudo os interesses econômicos de bilhões de dólares de poderosas corporações estrangeiras.
Publicado no Jornal de Brasília Online em 25/7/04

QUATRO POR UM

A esmagadora maioria da população optaria por um candidato ao invés de quatro à presidência da República. Afinal, os programas e promessas se assemelham na campanha. Todos concordam com tudo. Todos são de centro e esquerda. Nesse caso, por que não montarem um programa único, mínimo, víavel e real. Haveria um revezamento no poder nos próximos mandatos. Programa mínimo é o mais fácil. Todos sabem o que o país precisa: saúde, educação, reforma agrária, Estado eficaz, tributar renda e patrimônio, não o baixo salário, defesa da soberania, limitação da dívida pública,etc.
Publicado no Correio Braziliense em 6/7/04

USO INDEVIDO

Exemplo infeliz e oportunista do ministro do STF, Joaquim Barbosa, ao procurar justificar a defesa na taxação dos inativos. Segundo ele cláusulas pétreas impedem o avanço da sociedade. Cita o exemplo da abolição que não ocorreria por ser o escravo propriedade dos fazendeiros. Um caso atípico e único na história, pois envolvia a propriedade do ser humano. A abolição já havia ocorrido em todo o mundo e, no Brasil, praticamente inexistia.
Publicado no Jornal de Pernambuco Online em 23/08/04

CONVULSÃO

Um fato merece reflexão nas olimpíadas: a cobrança por medalha que se faz ao atleta. Nossa memória é curta e não lembra, pelo menos, três momentos marcantes e frustrantes devido a essa cobrança: a derrota da Copa de 50; a contusão de Pelé na Copa de 62, felizmente salva por Garrincha; a convulsão nervosa de Ronaldo na Copa de 98, que desmoronou o time. Se não pode ajudar, não atrapalhe.
Publicado no Jornal A Tarde Online em 16/08/04