29 de outubro de 2008

Mesmo fenômeno governo Lula e FHC

Há uma repetição no governo Lula de fenômeno ocorrido no de FHC: está sendo pressionado e empurrado para a direita. Foi ferrenha a oposição da esquerda, principalmente do PT, contra a política econômica de FHC. PSDB fez corpo mole. Agora, fato semelhante ameaça acontecer: PPS, PDT e setores do PT mostram inconformismo com a condução da economia. O PFL e suas experientes raposas ficam na espreita. Se precisar dão apoio, desde que executem seu programa neoliberal. Conseguiram, com FHC, reformas que sozinhos jamais alcançariam: igualdade do capital nacional ao estrangeiro, privatizações, cabotagem, etc.
Publicado na Gazeta de Macau em 13/12/04

FALAÇÃO

Lula declarou em Cuzco, no Peru, que precisa muito do Congresso para governar. A declaração surge no momento que o PMDB faz exigências para permanecer no governo. A pressão é por, no mínimo, dois ministérios. Lula está na metade de seu governo e recebe crescente apoio popular. Credencia-se para 2006, quando não faltarão apoios. De qualquer modo, Lula deveria assumir a reforma política. A população não pode permanecer sobressaltada e refém dessas artimanhas antipatrióticas.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 13/12/04

SURPRESA

Um seminário sobre democracia, que está sendo realizado em Brasília, faz revelação surpreendente: a democracia na América Latina apresenta distorção e é incompetente para resolver a crescente crise social. É o que revela pesquisa com personalidades de diversos países. Quem governa não são os poderes institucionais: Executivo (36,2%), Legislativo (12,8%) e Judiciário (8,5%). Quem governa são os poderes fáticos (de fato): grande capital financeiro e econômico (79,8%) e meios de comunicação (64,9%). É muito grave.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 6/12/04

REFORMA DO ESTADO

É preocupante que Lula e seu governo não tenham incluido na pauta a reforma do Estado. Um Estado com vícios e deformações que vêm da monarquia. Outros vícios acrescidos da Velha e da Nova República. A crise de 29 e a Guerra Fria também influenciaram. O Estado brasileiro ficou atrelado a partir da década de 30 à burguesia. Sua concepção é voltada, exclusivamente, para a elite dominante. Enfim , uma concepção de Estado parimonialista, atrasada e ineficaz.
Publicado no Jornal de Alagoas em 5/12/04

FHC

FHC quer ser o candidato à presidência em 2006. A candidatura de Serra à prefeitura o afastou. Geraldo Alkmin e Aécio Neves não têm a visibilidade nacional de FHC. As críticas crescentes que faz a Lula tem o intuito de credenciá-lo e melhorar seu cacife. Precisa ter consciência que os dois mandatos de presidente foram conquistados, em boa parte, por medo de Lula e Plano Real. Esses motivos deixaram de existir. A dívida pública de 60% do PIB e as escandalosas privatizações ainda não foram esquecidas.
Publicado no JB Online em 2/1/2/04