27 de outubro de 2008

Contradições da economia capitalista

A economia capitalista é notória em suas contradições. Chega ao limite do surrealismo. Surpreende sua capacidade de adaptação e resistência as crises. Assiste-se, nesse momento, a maior potência econômica do mundo afundar em déficit mensais bilionários. No Brasil as contradições são outras, mas também graves, como desigualdade brutal de renda . No entanto, consumir ameaça à economia. Aumenta-se juros para frear a demanda. Libera-se recursos sociais que aumenta a demanda. Planificar demanda e produção é palavrão. Enfim, confusão.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 5/4/05

LRF e FMI

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi exigência do FMI. Assim como a cobrança dos inativos e independência do Banco Central. São exigências dos credores. O sacrifício que se exige para cumprir contratos leoninos são enormes. Toda a sociedade paga. É correta a limitação de gastos dos municípios estabelecida pela LRF. Mas, e a União? Por que também não recebe limites? Esse sacrifício que Lula vem impondo, um governo de esquerda, não impede que outro governo, perdulário de direita, endivide o país novamente. Falta uma mudança na constituição criando um limite, no máximo 20% do PIB, para a dívida pública.
Publicado no Jornal o Estado do Maranhão em 30/05/05

PT e PSDB

PT e PSDB precisam refletir sobre uma aliança. As críticas entre si podem tornar-se surrealista. A maior crítica ao PSDB foi seu braço neoliberal no governo. O desmonte do Estado, a doação do patrimônio público e o aumento vertiginoso da dívida pública são fatos graves. Mas, o PT tem sua responsabilidade pois empurrou o PSDB para os braços do PFL, devido a disputa eleitoral em S. Paulo. O PSDB é um partido, historicamente, de centro. O mundo globalizado e neoliberal exige uma consistente aliança para enfrentar graves problemas que irão surgir nesse milênio.
Publicado no Jornal de Alagoas em 22/5/05 e JB Online em 25/5/05

POLITICA PARTIDÁRIA

À medida que o tempo passa, vai ficando nítida a dificuldade do Lula com a política partidária. Quando deputado federal saiu atirando nos deputados picaretas do Congresso e recusou-se a retornar ao parlamento. Sua praia é a política sindical, comunitária e geral. É excelente negociador, por exemplo, patrão versus empregado. Imbatível. A partidária tem outra nuance. José Dirceu cobria essa lacuna. Seu afastamento vulnerabiliza Lula. É a estratégia da oposição. A principal reforma, a política, foi postergada. Agora, é torcer pelo Brasil.
Publicado no JB Online em 23/5/05

GOLPE

O maior golpe da oposição e seus meios ao governo Lula, até agora, foi o caso Waldomiro. A oposição interna e internacional percebeu o papel e a importância de José Dirceu no PT e no governo Lula. Precisam destruí-lo e afastá-lo. A campanha foi deflagrada.
Publicado na Tribuna da Imprensa (RJ) em 23/5/05

GOVERNO PT

É preocupante a situação política do governo Lula. Sua base de sustentação está desfazendo-se. Exigem cargos que o PT tem dificuldades de ceder. A esquerda do PT vive crise existencial. A articulação, núcelo central de sustentação do governo, está dividida em S. Paulo. Enfim, a esquerda sempre viveu suas crises, mas no poder a realidade é outra. É preciso cuidado: a imunidade está baixa.
Publicado no JB Online em 22/5/05 e no Jornal O Estado do Maranhão em 28/5/05

CÚPULA I

A atitude de Kirchner, presidente da Argentina, abandonado a Cúpula América do Sul- Países Árabes permite diversas leituras. Primeira, a intriga dos países desenvolvidos e seus poderosos meios apostando no fracasso da histórica união. Segunda, a difícil situação econômica que atravessa a Argentina e seu desespero por mercado. A democracia, segundo o saudoso Betinho, é como onda do mar: parecem semelhantes, mas não são. Esse Encontro pode mudar a geografia política e econômica do planeta. Aguarde-se.
Publicado no Jornal o Estado do Maranhão em 17/5/05

SUICÍDIO DO PT

Assiste-se até setembro um suicídio no PT. A única esquerda, em 500 anos, que chegou ao poder no Brasil. Uma parcela do PT, ala mais à esquerda, subestima a chegada ao poder. É despreparada, incompetente e idealista. Condenam o Congresso por ser conservador e fisiológico. Sugerem uma governança baseada, apenas, nos movimentos sociais. A oposição e os conservadores devem estar vivenciando surtos de orgasmos e prazer com tanto idealismo e despreparo.
Publicado no Jornal Opinião de Alagoas em 14/5/05

SANGRIA

A oposição e seus meios fazem duras críticas aos gastos públicos. Corresponde a 18% do PIB. Alegam que são elevados e pressionam a carga tributária. Verdade? Mentira. O maior responsável por crise e carga tributária, no Brasil, é a dívida pública que corresponde a mais de 50% do PIB. E a oposição é a principal responsável pelo volume da dívida. Essa sangria enfraquece e retira recursos preciosos da população. Nesse caso, a oposição se cala. Por quê? São beneficiários. Possuem rentáveis títulos da dívida pública.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 4/5/05

ROBERTO JEFFERSON

Roberto Jefferson sempre soube usar a política para destilar seu veneno. Teve, ultrajante, desempenho no governo Collor. Sua concepção de política é a mais rasteira. Não serve de modelo nem para os conservadores, onde se insere. A população faz uma reflexão sobre seu teatro de mentiras nas denúncias. Denunciado por corrupção por um comparsa, desespera-se, e atira no governo. Quer levar alguém. Busca os holofotes e o apoio da oposição e seus meios. A estratégia é dividir e nocautear o governo Lula.
Publicado no JB Online em 21/6/05

Orquestração da oposição

É um acinte a orquestração da oposição e seus meios para enredar Lula e o PT. Uma orquestração unitária e feroz. Provavelmente porque a esquerda é quem está no poder. O setor desenvolvimentista de FH também sofreu muitas críticas, mas não nesse diapasão. O que se espera dos homens mais lúcidos, da esquerda e do centro, é não perder de vista o inimigo principal: os responsáveis pela concentração de renda e exclusão social.
Publicado no JB Online em 19/6/05

DEMOCRACIA LIBERAL

A democracia liberal está em crise. Pesquisas vêm detectando este fenômeno mundial. A razão é a confluência entre a hipocrisia da burguesia e a omissão, manipulação e impotência da opinião pública para reagir. A causa principal é a crescente concentração de renda no mundo. O desemprego e a violência alastram-se. O Brasil é medalha de ouro em concentração de renda. Daqui a pouco pode exportar conhecimentos nessa área.
Publicado no JB Online em 12/6/05

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Reforma política já! É o sentimento que contamina uma parcela da população ao assistir cenas deprimentes de parlamentares. Fernando Henrique procrastinou, Lula subestimou. Financiamento público de campanha, fidelidade partidária, lista partidária e cláusula de barreira para vigorar já. A proporcionalidade do voto e a representação por Estado (desrespeitada desde a ditadura militar) pode se dar num segundo momento. O quadro atual só interessa àqueles que depreciam a política.
Publicado no JB On line em 9/6/05

Ronaldo errou ao pedir dispensa

Ronaldo, o Fenômeno, errou ao pedir dispensa da Copa das Federações. Primeiro, porque jamais obteria a fama e a riqueza que tem sem o aval da seleção; segundo, abre um precedente aos demais jogadores, também ricos e famosos, que provavelmente tem problemas pessoais; terceiro, a Copa das Federações é a única que a comissão dispõe com maior tempo para treinar o grupo antes da Copa de 2006. Enfim, essa atitude representa um pedido de desligamento da seleção que o projetou.
Publicado no Jornal O Dia (RJ) em 2/6/05

REAÇÃO ERRÔNEA

Já era prevista a reação da população condenado a corrupção como se fosse do governo Lula. Um velho dilema do denunciante no país da impunidade: acaba sendo acusado. Os partidos tradicionais conhecem essse filme. Por isso, não denunciam, omitem-se. A população também evita denunciar temendo retaliações. É a cultura do medo. Nunca na história do Brasil os órgãos de fiscalização foram tão autônomos e livres para investigar e denunciar. A esperança é que o governo Lula não esmoreça. Mesmo com a ira dos acusados.
Publicado no JB Online e Jornal Hoje em Dia em 2/6/05