8 de outubro de 2008

Papel do Estado

A Ìndia e o Chile são países elogiados pelos neoliberais. Seguem a receita das reformas e da desregulamentação. Em entrevista no Forum de Davos, o ministro da economia indiano falou: "Fazer negócios é para empresários, mas o governo tem um papel ao intervir na educação, saúde, infra-estrutura e saneamento. O Estado precisa ter muito dinheiro para investir nesses serviços". É utopia acreditar que o setor privado cobrirá satisfatoriamente esses serviços inerentes ao estado.
Publicado Jornal Hoje em Dia e O Tempo em em 31/1/06

OIT e o desemprego

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) chegou à conclusão que o crescimento mundial da economia não reduziu o desemprego. A expansão econômica foi 4,3% e o desemprego atinge 192 milhões. Os jovens chegam a 50%. A OIT ficam devendo esclarecimento sobre o que fazem e onde estão os empregados. Provavelmente a maioria está subempregado na informalidade. Na indústria são crescentes as demissões. Essa é a principal tragédia e consequência do mundo neoliberal.
Publicado no Jornal O Globo em 26/1/06 e Jornal o Tempo em 27/1/06

Oposição imediatista

A crise em 2005, inflada pela oposição, merece reflexão. As reações são: não votar, não reeleger, anular a eleição. Na realidade essa apatia e desinteresse pela política, a falta de ideais, de verdades para lutar, de ideologias, de certezas são comportamentos estimulados pelo ideário da pós-modernidade. Vem desde 70 e teve seu ápice com o fim da guerra fria. Estimulam o imediatismo vazio onde só conta o presente. Futuro não existe. Faliu solução governamenal, instituição política e o Estado. Enfim, prega a desesperança.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 7/1/06

CARNAVAL

O carnaval carioca nas últimas décadas mostrou uma contradição: o desfile das escolas de samba afastou a participação popular do carnaval. Todo o investimento oficial vai para os desfiles. Com isso, hoje, existem dois blocos: os que desfilam (uma minoria) e os que assistem (a esmagadora maioria). O povo virou turista e aplaude. Deixou de sambar. O maior espetáculo da terra perdeu em iniciativa, entusiasmo e criatividade. Ainda bem que na Bahia, Pernambuco e outras cidades brasileiras a tradição prevalece.
Publicado no JB Online em 26/2/06

RONALDO

O craque Ronaldo fenômeno pisou na bola ao reagir às vaias dos torcedores do Real Madrid. Se há um jogador de futebol que não pode reclamar da vida e da sorte é Ronaldo. Sua milionária conta deve aos milhões de torcedores espalhados pelo mundo. É esse exército de torcedores que viabiliza patrocinadores investirem milhões de dólares em produtos usando sua imagem. Humildade não faz mal a ninguém.
Publicado no JB Online em 20/2/06

AMEAÇAS

Guantánamo, espionagem, tortura, não assinatura do protocolo de Kioto, mentira para invadir o Iraque. Essas são as políticas adotadas pelos americanos. O que o mundo pode fazer para impedir abusos, arbitrariedades e crimes a sociedade e a natureza executados por uma potência nuclear, um império? Nada.
Publicado no Jornal O Globo em 19/2/06

Marcas na história

Alguns políticos deixam marcas na história do país. Getúlio Vargas, e não Juscelino Kubitschek, no século passado e Lula, neste início de milênio. Getúlio remou e avançou nas contradições da guerra fria. Lula, nas contradições do neoliberalismo. Getúlio recebeu de herança uma máquina pública deformada pela oligarquia rural. Lula, por políticas ditatoriais e neoliberais. Nas duas situações o inimigo é nacional e internacional.
Publicado no JB Online em 12/2/06