1 de setembro de 2008

NEOLIBERALISMO ASSUSTADO

O neoliberalismo é a fase financeira do capital, simbolizado na figura do banqueiro. Fruto da superacumulação. O que fazer com esse volume de recurso acumulado? Exige abertura absoluta para o capital. Direito de ir e vir. Flexibilidade total entre países. Mas, há um acidente de percurso: a economia americana, sua base principal, começa a vazar água. Excesso de capital sem regra no mercado. Mas o capitalismo tem demonstrado fôlego nesses três séculos.
Publicado no Valor Online em 19/06/06

11 DE SETEMBRO

Há muitas informações desencontradas e sem nexo sobre o 11 de setembro. Não existe força internacional para averiguar. Mas há uma certeza: os ultraconservadores foram beneficiados. Tudo que falam e fazem justifica-se. A mentira sobre o Iraque, o fantasma Bin Laden, a tortura a suspeitos de terrorismo, a espionagem no próprio país, a perseguição aos imigrantes. E agora, a Suprema Corte autoriza a polícia invadir residência sem bater à porta.
Publicado no Jornal O Tempo em 19/06/06

HOMENAGEM

Câmara do Rio de Janeiro condecora Roberto Jefferson. Ex-parlamentar cassado como corrupto confesso (não se trata de denúncia) é homenageado por uma casa de representantes do povo. Nunca se imaginou que a esquerda, chegando ao poder, pudesse desnudar tanto a hipocrisia dos valores moralistas da direita.
Publicado na Folha Online em 17/06/06

BRASIL NA COPA

Parreira deixa a torcida brasileira intranquila. Primeiro, Ronaldo preocupa pelo peso e pela apatia. Segundo, o quadrilátero desfalca dois jogadores com as mesmas características de atacante, mesmo com Robinho. Terceiro, insistir com Ronaldo sem condições. Isso gera intranquilidade e descontentamento, pois gera responsabilidade para os demais. A lógica é: Ronaldo teve sua vez. A fila anda.
Publicado no Jornal do Brasil em 17/06/06

Salário e renda

Carga tributária no Brasil é alta. Verdade? Carga tributária no Brasil quem paga é quem tem renda. Verdade? Duas mentiras que repetidas tornam-se verdade. No Brasil, as elites econômicas transferem a tributação para o consumo onde todos pagam. Misturam salário com renda de propósito. Almejam tributação zero. É a superacumulação. O Estado teria o mínimo para atendê-los. Para o povo nada. É gasto. Para eles é investimento.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 16/06/06