13 de agosto de 2008

ELITES NÃO ADMITEM

Todos que acompanham a política têm ciência que Lula e o PT sempre foram temidos pelas elites que governam o país desde Cabral. Em 1989, teve a campanha vergonhosa para o Collor. Em 1994, o plano real e a social democracia unida ao PFL. Em 1998, a doação do patrimõnio público e a compra de votos para reeleição. Em 2002, não havia como derrotá-lo. O homem era muito insistente. "Vamos aceitá-lo que se desmoralizará com seu programa radical", pensaram. Não aconteceu. Lula fez acordo na dívida, mas não se descuidou do social. As elites não se conformam.
Publicado no Jortnal O Tempo em 26/09/06

NEOLIBERALISMO

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, resolveu interditar grandes áreas das praias. Pretende construir novos quiosques em substituição aos antigos. O sistema é das parcerias público-privadas (PPPs). Uma originalidade neoliberal. O setor público dá isenção de impostos, doa seu patrimônio, paga as despesas e ainda prejudica os usuários no seu lazer. O privado entra com o marketing e aufere os lucros. Os antigos donos perdem seus trailers e ficam desempregados. Não é uma gracinha de negócio?
Publicado no Valor Online em 26/09/06

CAMPANHA DIFAMADORA

É muito difícil para a classe média despolitizada, desinteressada e desinformada do cenário político entender essa campanha difamatória contra o PT e Lula. A famigerada opinião pública. O que ela teme é desemprego e violência. Mas, por trás dessas denúncias está o neoliberalismo, responsável por todas as mazelas no mundo atual. Querem eleger Alckmin. As denúncias contra o PSDB e o DEM voltam-se contra o PT e Lula. Lula é a única alternativa viável para essa classe média e a pobre.
Publicado no Jornal de Brasília e Jornal O Tempo em 22/09/06 e O Jornal de Alagoas em 24/09/06

ESTRATÉGIA DE BUSH

No dia 11 de setembro, o mundo assistirá pelos diversos meios de comunicação o espetáculo do terrorismo. Bush e seu grupo ultraconservador são os maiores estimuladores desse fantasma. É a estratégia de domínio do mundo. Impossível estimar limites e consequências nessa viagem alucinante. Realidade e surrealismo: é a contenda desse início de milênio.
Publicado no Jornal O Tempo em 20/9/06