12 de agosto de 2008

Inverdade de Israel

Trata-se de inverdade chamar de guerra esse conflito entre Israel e o Líbano. O que existe é a invasão de um exército fortemente armado e equipado pelos Estados Unidos contra um povo que se defende com pedras. Uma covardia. Um massacre de civis, mulheres, idosos e crianças.
Publicado no jOrnal o Tempo em 209/06

SEM VOTOS

Candidatos de esquerda como Heloisa Helena e Roberto Freire não têm votos porque são auto-suficientes e de perfil autoritário. O leitor instintivamente percebe e recua. Atribuem-se um poder de julgar e condenar por julgarem -se puros. Chegam ao extremo de disputar o pódio da moralidade com a hipócrita burguesia. Lacerda teve essa trajetória e fez escola.
Publicado no Valor Econômico (S. Paulo) em 19/09/06 e Jornal da Tarde( S. Paulo) em 25/09/06

LIBERAÇÃO DAS DROGAS

Os defensores da liberação total das drogas ganharam um aliado de peso: o americano Gary Becker, nobel de economia em 1992. Sua lógica segue a concepção neoliberal. A política das drogas está construindo um cartel poderoso de "gangster" a margem do mercado. Movimentam US$ 400 bilhões. Liberando, a sociedade pode controlar o vício e desmontar a crescente rede criminosa globalizada. Mas, o preconceito e o atraso impede ver essa realidade.
Publicado noValor Online em 14/09/06

MODELO DESTRUTIVO

É preciso sair do terreno da paranóia a evidência de que a humanidade caminha velozmente para a destruição. Sem dúvida, o modelo destrutivo de desenvolvimento econômico é o principal responsável. Mas há também o crescimento sem planejamento da população. A impressão é que esse preocesso é irreversível. Não se trata de catastrofismo religioso, mas de crescente evidência científica.
Publicado no Jornal Diário de Pernambuco em 14/09/06

IDEOLOGIA

Alunos universitários pintados pedindo dinheiro. É trote. No século passado, a vanguarda estudantil lutou por um mundo mais justo. Hoje, há uma melancolia. Prevaleceu a ideologia da elite dominante. A ideologia do consumo, inclusive das drogas.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 12/09/06

BIN LADEN

Não é invencionice que Bin Laden intermediava a relação saudita com os ultraconservadores americanos. Após o 11 de setembro saiu às pressas dos Estados Unidos. Não é invencionice que Bin Laden é um agente da CIA. Por que seria invencionice admitir que fez parte da trama das torres gêmeas? E por que não admitir que esse clima de terror mundial é prosseguimento de seus serviços à CIA?
Publicado no Valor Online em 11/09/06

Guerra do Iraque 3

Onde está a famigerada opinião pública americana? Sua posição crítica? Não existe. A guerra do Iraque já matou 3 mil americanos 30 mil foram feridos. O governo tortura e faz espionagem com os próprios americanos. Bush mentiu para invadir o Iraque. Infelizmente é essa opinião pública despolitizada e manipulada pelos meios de comunicação que ameaça a paz mundial e a democracia nos Estado Unidos e no mundo. Omissa, silenciosa e perigosa.
Publicado JB Online em 27/10/06

Lula resiste

O que as pesquisas revelam é que a população não aceita a política neoliberal. A mídia quer impor a continuidade dessa política que teve início com Collor e prosseguiu com FHC. A população teme o desmonte do Estado e a venda (doação) do seu patrimônio para grupos privados, o corte de gastos sociais, o desemprego. Esta política vem sendo rejeitada e causando revolta em todo o mundo. Só beneficia a superacumulação. Apesar da falta de ética dos meios de comunicação, Lula resiste.
Publicado no Valor Online em 24/10/06