30 de julho de 2008

SEM AUTORIDADE

Tudo leva a acreditar que o Poder Judiciário não sofrerá mudanças de moralização de privilégios e de desburocratização de seus serviços. Duas mudanças que estão interligadas. O Conselho Nacional de Justiça está se revelando sem autoridade, pois não pode punir. Sua constituição foi precedida de muita espectativa de mudança. Tem força política mas está sendo impregnado, dia-a-dia, do corporativismo.
Publicado no Jornal Diário da Manhã (Goiânia) em 25/11/06

CATÁSTROFE CLIMÁTICA

Os governos de países ricos anunciam que as tragédias do aquecimento global só ocorrerão daqui a 50 anos. Não é verdade. A contagem é regressiva e já começou. Derretimento de geleiras e queimada de florestas ocorrem a todo momento. Transferir o problema para daqui a 50 anos é impingir uma farsa. Sua óticas não conseguem ultrapassar um mandato de quatro ou cinco anos. Preocupados apenas com crescimento, não percebem que as leis da natureza não farão distinção entre países pobres e ricos.
Publicado no Jornal O Tempo em 21/11/06

CRISE POLÍTICA

É preocupante a oposição radical que Globo, Estadão, Folha de S.Paulo e revista "Veja" fazem ao segundo mandato de Lula. É bem provável que cause crises políticas. Será isto que o povo almeja? É notória a defesa da grande imprensa pelo neoliberalismo. Lula fez concessões, mas não o adota integralmente. É um projeto pós-guerra fria que vem provocando crises, desemprego e violência em todo o mundo. Agravado com o descrédito ao aquecimento global que ameaça toda a humanidade.
Publicado no O Jornal de Alagoas em 18/11/06