9 de julho de 2008

BUSH E CHAVES

Os Estado Unidos, tão crítico da Venezuela, deveria mirar-se na experiência dos referendos propostos por Cháves. Provavelmente Bush, com 65% de reprovação pelo povo norte-americano, estaria fora do poder. O que traria um alívio ao mundo.
Publicado no Jornal O Tempo em 3/02/07

AQUECIMENTO GLOBAL 3

Os líderes políticos do mundo não entendem o alarmante avanço das consequências do aquecimento global. Só 46 países aderiram à proposta de criação de uma agência internacional ambiental. A proposta é tímida: compara desastre ambiental da vida no planeta, em vigor, com questões menores como Comércio (OMC) e Saúde (OMS). É incrível o despreparo dos nossos líderes. Imagine a população.
Publicado no Jornal Diário da Manhã (Gioânia) e Portal do MP-GO em 6/2/07

ZÉ DIRCEU

Toda essa carga de ódio das oligarquias, dos neoliberais e seus aúlicos que se abateu sobre José Dirceu tinha um endereço: Lula. Revendo a história, algo semelhante ao que ocorreu com Getúlio e Gregório Fortunato. A diferença é que Gregório não tinha o peso político de Dirceu. Getúlio caiu (suicidou-se). Não há uma prova de corrupção contra Dirceu. Apenas que recebeu ou conversou com Valério e sua ex-esposa (desempregada) arranjou um emprego. Acusações ridículas, impregnadas da força da mídia neoliberal.
Publicado no Jornal O Tempo em 10/02/07

AQUECIMENTO GLOBAL 2

Macroeconomia ou aquecimento global? Essa é a principal contradição do homem no planeta terra. Prevalece a lei do homem ou da natureza? a impressão é que para essa armadilha o homem não foi preparado. É como um condenado à morte: aguarda a chegada do verdugo.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 13/02/07

AMEAÇAS

Após a guerra fria, grandes tragédias vêm ameaçando a humanidade nessas últimas duas décadas: AIDs, desemprego, aquecimento global e, agora, a dupla Bush e Dick Cheney. Dois tiranos com o maior arsenal nuclear do mundo nas mãos. Encurralados pelos seus erros, ameaçam provocar outra guerra com o Irã. Em todas esssas situações, ressente-se da necessidade de um organismo internacional com força e poder.
Publicaod no Jornal do MInistério da Saúde em 16/02/07 e Jornal Hoje em Dia em 20/02/07

CLIMA

Os líderes mundiais ainda não acordaram. Como diz o ditado popular: "a ficha não caiu". A natureza não vai distinguir pais desenvolvido, subdesenvolvido ou em desenvolvimento. Dizer que o aquecimento é causado pela atividade humana é o óbvio. Quem seria não fosse o homem? Os dinossauros? Mas a questão central continua camuflada. O que responde por toda essa destruição irreversível da natureza é o modelo de crescimento econômico e populacional anárquico e desordenado. É aí que o homem mostra-se impotente e despreparado.
Publicaod no Jornal O Tempo em 24/02/07

RECONSTRUÇÃO DO HAITI

O Haiti é símbolo e limite de degradação do homem. Falência total dos serviços públicos. A história de manipulação política dos EUA impondo ditaduras durante a guerra fria é conhecida. É o caso de se indagar aos ideólogos neoliberais: na falência do Estado por que o idolatrado mercado não assume o Haiti? Estão livres para agir. Não. Mercado neoliberal é viciado em petróleo, minério e tudo o mais que dê grandes lucros. Homem esfomeado, sem instrução e desempregado passa longe do mercado neoliberal.
Publicado no Jornal Diário da Manhã (Goiânia) em 26/02/07