23 de junho de 2008

Sandice aboluta americana

A ação dos Estado Unidos no Iraque só tem uma explicação: sandice absoluta! Mentiram para invadí-lo e destruiram seu Estado. Qual país sobreviveria ao caos sem suas Forças Armadas, polícia e demais estruturas econômicas e sociais que garantem a um país toda a segurança? Não precisa ter xiita e sunita.
Publicado no Jornal de Brasília em 11/04/07

Aborto

O ministro da saúde, José Gomes Temporão, tem razão: aborto é questão de saúde, de vida. A legalização vai salvar milhares de vidas. Mas, para as igrejas, é questão de morte. Infelizmente a visão conservadora e arcaica de segmentos da nossa sociedade ainda prevalece e conta com forte apoio da mídia. O plebiscito nasce condenado.
Publicado no Jornal o Tempo (BH) em 13/04/07 e Gazeta do Povo Online em 16/04/07

Democracia

O modelo de democracia que prevalece no mundo ainda é originário da Revolução Francesa. A representação da sociedade através do sufrágio é correta. Não é este o princípio que está errado. As falhas estão na manipulação que as elites foram montando ao longo destes dois séculos. Nos EUA, a minoria decide. No Brasil, não existem partidos e as regras mudam a cada eleição. Em todos, os endinheirados financiam e mantêm seus interesses. Falta é um sistema de gestão mais dinâmico para acompanhar e, se for o caso, substituir o eleito antes do prazo institucional. O moderno sistema de informação e comunicação facilita isso. Afinal, nas empresas privadas funciona.
Publicado no Folha Online em 16/04/07

Os cientistas palpiteiros

Para o cientista americano, Ken Caldeira, algumas florestas esfriam o planeta, outras não. A Amazônia esfria e afeta o clima. Não podem derrubar. Assim como temos os economistas palpiteiros, teremos os cientistas no aquecimento global.

Publicado no Jornal de Brasília em 23/4/07

OMISSÃO

Essas ações cada vez mais rocambolescas da Polícia Federal deixam no seu rastro frustrações. É notória que a nossa legislação penal e de punição é omissa. Não há como provar crime quando há bons advogados. No judiciário é pior: magistrado não tem punição. Só aposentadoria.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 24/04/07 e Gazeta do Povo (PR) em 26/04/07

AQUECIMENTO GLOBAL: HÁ TEMPO?

Nessa questão de aquecimento global o desentendimento é geral. Os líderes mundiais, espremidos pela desigualdade social, conseguem enxergar além de seu mandato? Na ausência de de uma organização internacional forte é possível reverter esse quadro? E com ela presente haveria tempo?
Publicado no Jornal de Brasília em 30/04/07

REFORMA POLÍTICA 2

Lula e PT no poder provocam muitas contradições da oposição. Os neoliberais (exPFL) e parte do PSDB não se conformam. Por pouco não tiraram Lula ano passado com a história do mensalão e do caixa dois. Agora, levantam a bandeira da fidelidade partidária e o troca-troca de partido. Tudo sempre foi muito usual e comum enquanto governaram. Entretanto, Lula e o PT erram se não priorizarem a reforma política. É oportunidade única.
Publicado no Diário de Pernambuco em 30/04/07

AMÉRICA DO SUL

Milícia separatista na Bolívia é a direita derrotada nas eleições. Não se conformam em perder alguns privilégios. É a democracia que defendem. Os países da América do Sul não devem subestimar esse movimento. Allende, em 1973, e outros líderes sul-americanos começaram a cair assim. Venezuela, Equador, Argentina e Brasil que se cuidem.
Publicado no Jornal Diário da Manhã (Gioânia) em 30/04/07

DESMATAMENTO

Será que é possível, ainda, impedir o desmatamento, a destruição da Amazônia e sua biodiversidade? Difícil. Os desonestos na região são poderosos, tem mandatos. Derrubam ministros. São cínicos. Inexistem fiscalização e punição. Usam o argumento de que é possível replantar uma floresta. Um mogno de 100 anos, e sua biodiversidade, não se reconstituem, impossível.
Publicado no Jornal O Tempo em 4/06/08

CAPITALISMO

O capitalismo neoliberal imposto pelas grandes potências é inimigo do nacionalismo. Mas, historicamente, nas crises, sempre caem em contradições profundas. Como explicar o subsídio na agricultura norte-americana e européia? A lei contra a imigração, que defende seu mercado de trabalho? A crise mundial do petróleo e de alimento, fatalmente, vai aprofundar essas contradições. Alguns países emergentes (México, Argentina e Uruguai) começam a defender seu mercado, com congelamento de preço e tributação da exportação. A população mundial não pode cair no "canto da sereia" dos países ricos. Eles só têm interesses.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 1/1/08

EXÉRCITO

Essa investigação policial-militar sobre o assassinato de três jovens no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, provavelmente, ficará na estatística da impunidade. Trata-se de uma velha tática e herança da ditadura militar. Uma investigação, que poderia ser sumária, leva 60 dias. O objetivo, todos conhecem, é procrastinar. Apostam no abandono das manchetes e no esquecimento da opinião pública. A fatura é toda da família.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 1/1/08

MORDOMIAS

Tribunal de Contas, Ministério Público, Justiça e Poder Legislativo são os setores do Estado que, comprovadamente, extrapolam em salários e mordomias. Usam a autoridade estatal para defender interesses próprios. Uma deformidade institucional e histórica. Durante anos, a elite empregou seus familiares no judiciário. O Poder Legislativo é outro, a população finge que vota e eles, que são nossos representantes. Na falta de uma verdadeira reforma política, que jamais aprovarão, excedem-se. Com isso, os neoliberais avançam.
Publicado no Jornal O Tempo em 26/05/08