18 de junho de 2008

AQUECIMENTO

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é composto por cientistas representantes de mais de cem países vinculados à ONU. Estão reunidos emitindo estudos e metas sobre o aquecimento global. Tudo bem. Ocorre que todas as previsões adiam as alterações mais significativas para 2030 e 2050. Muito pouca coisa pode ser feito de imediato. Isso tranquiliza os líderes políticos atuais, mas não impede o inexorável e imprevisível avanço do aquecimento.
Publicado na Folha Online em 6/5/07

CONSERVADORISMO DO PAPA

O conservadorismo religioso do papa e de outras religiões com a família impede a solução de problemas. Influi na depressão, melancolia, estresse e outras doenças no seio da família. A realidade, fora da igreja, é outra. Dogmas não ajudam. O uso de célula-tronco pela ciência tem ferrenha oposição da igreja. Outra questão extremamente grave é o aquecimento global. E tem relação com camisinha, aborto e controle de natalidade.
Publicado no Jornal O Tempo (BH) em 12/05/07

MEIO AMBIENTE

Nessa questão de aquecimento global, o desentendimento é geral. Por exemplo, desenvolvimento capitalista, cujo lucro é objetivo supremo: há como priorizar a vida e a população terrestre? Superpopulação: deve haver controle de natalidade? Os líderes mundiais, espremidos pela desigualdade, conseguem enxergar além de seu mandato? E na ausência de uma organização internacional forte, será possível reverter esse quadro? Ainda haveria tempo?
Publicado no Jornal O Tempo em 7/05/07

MINISTRO TEMPORÃO

O ministro da saúde, José Temporão, está tendo posições muito lúcidas. Posições políticas. Provavelmente será acusado de ser técnico, e não um político. As acusações virão da esquerda e da direita. Aliás já vieram. Da direita: a questão do aborto. Da esquerda: a questão da estabilidade ineficiente do servidor público. A proposta de uma nova gestão para o serviço público é incompatível com a estabilidade que há hoje. Criada por Getúlio. O Estado finge que paga, o servidor que trabalha. As consequências recaem na população pobre em média.
Publicado no Diário da Manhã em 14/05/07

OMISSÃO

O FMI esgotou-se. A ONU sobrevive sem representatividade para enfrentar a realidade. Instituição criada para fortalecer o domínio dos vencedores da guerra mundial e enfrentar a Guerra Fria, hoje, vive no impasse e na omissão. Assiste a barbárie dos EUA no Iraque e ao avanço do fim do planeta sem reação.
Publicado no Jornal Diário da Manhã em 21/05/07

CORRUPÇÃO É CRIME HEDIONDO

Corrupção devia ser encarado como um crime hediondo. Só comparável a traição à pátria. Sua condenação devia ser perpétua e todos os bens sequestrado. Suas consequências podem atingir e levar à morte milhares de cidadãos, além de usar recurso público.
Publicado no Jornal Valor Econômico em 25/05/07

CPIs

A CPI é, e será sempre, um instrumento, acima de tudo, político. Foi assim na época que o PT era oposição, e é agora. Nada mudou. Os papéis é que se inverteram. Investigação para valer quem faz, tem obrigação, meios e preparo são as polícias, tribunais de contas e o Ministério Público.
Publicado no JB Online em 28/05/07

CHÁVES

É notória a má vontade que existe por parte da grande imprensa brasileira com relação a Cháves e outros líderes sul-americanos. A razão também é óbvia: sua posição nacionalista. Cháves não acusou o Congresso, e, sim, "representantes da direita brasileira no Congresso".
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 6/6/07

SOLUÇÃO OU DOR DE CABEÇA?

Essa corrida do grande capital pelo etanol brasileiro é preocupante. Lula abanou esse fogo de histeria. A reação é o efeito no aquecimento global. A preocupação não é a vida, mas os lucros. Estamos assistindo um Estado que não foi estruturado para fiscalizar. As leis e punições são benevolentes com os poderosos. O primeiro desastre já começou: especulação das terras. O segundo, pode estar a caminho: invasão indiscriminada de matas e florestas. Etanol: solução ou dor de cabeça?
Publicado no Jornal de Brasília em 10/06/07

ALIANÇA

PT e PSDB podem e devem conversar sobre o futuro na política e na economia brasileira. A questão central, no mundo moderno, é o papel do Estado. Os neoliberais querem o seu fim. Ou melhor, querem-no, exclusivamente, voltado para o capital e a produção. A superacumulação. O PT não. Com todas as falhas do Estado, pior sem ele. Aperfeiçoá-lo é a meta. O PSDB na sua origem não é neoliberal. Mas, no poder foi infiltrado pelo DEM (ex-PFL). Alckmin é o exemplo. Serra é mais confiável e Aécio, oportunista.
Publicado no jornal O Tempo (BH) em 28/03/08