17 de junho de 2008

REFORMA POLÍTICA 2

A reforma política tem um vício de origem: seus responsáveis são os beneficiários diretos do sistema ruim que vigora atualmente. São frutos das mazelas. Sob este aspecto, essa reforma é a mais difícil. Na hora de decidir, todos vacilam. O maior exemplo, é a crítica da lista fechada: "caciques vão dominar o partido", "vai privar o eleitor de escolher",etc. Tudo conversa fiada. Não querem partidos fortes. Eles querem ser fortes para chantagear os governos. A solução é vigorar em 2018.
Publicado na Folha Online em 6/6/07 e Gazeta do Povo Online(Curitiba) em 11/06/07

GASTOS DO PAN

Os órgãos de fiscalização e controle (TCU, PF, MP) deveriam ficar atentos aos gastos do PAN. Na candidatura os responsáveis apresentaram uma estimativa de conta: R$ 380 milhões. Agora, atinge R$ 3,5 bilhões (nove vezes mais). Afinal, o que houve? Oportunismo político, falta de planejamento ou superfaturamento? Estão usando muito a emergência para justificar gastos elevados.
Publicado no Jornal de Brasília em 12/06/07

VIOLÊNCIA NOS EUA

Os EUA ocupa a 96ª posição entre os 121 países mais violentos do globo terrestre. É o que revela o IPM (ìndice de Paz Mundial). Iraque, Israel e Sudão ocupam as últimas posições. Foram analisados 24 ítens, entre os quais guerras provocadas, gastos militares, exportação de armas, direitos humanos, relação educação e renda, população carcerária, democracia. Surpreende os EUA não ocuparem a última colocação.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 14/06/07

HISTÓRIA DO VAVÁ

Só pessoas muito ingênuas e despolitizadas não percebem a trama que a oposição, com apoio de setores da grande imprensa, fazem para desmoralizar o governo Lula. Essa história do Vavá é de doer. Quem, no Brasil ou em qualquer país do mundo, sendo irmão do presidente da República não receberia algum pedido de amigos? Qual o crime de pedir e de alguém querer ajudar? A imprensa cita que "fontes da PF" (não cita quem) diz: "não é preciso fato consumado. Basta a intenção". Por que não resolvem e punem os casos mais fáceis já consumados, como o de Maluf e milhares de outros? É muita hipocrisia.
Publicado no Jornal Fluminense em 15/06; Jornal de Brasília em 17/6 e Jornal Hoje em Dia 18/06/07

CORRIDA ELEITORAL AMERICANA

É notório que a corrida presidencial nos EUA é uma competição de bilionários. É notório que esses senhores irão defender seu patrimônio e, posteriormente, o dos demais bilionários. Nenhuma blasfêmia, principalmente após o fim do comunismo. Ocorre que se trata da maior potência do planeta. Sua influência é inegável. Afinal, o que essa democracia representa para o mundo? Concentração ou distribuição de renda? Emprego ou desemprego? Altos lucros ou vida (aquecimento global)? Guerra ou paz?
Publicado na Gazeta do Povo Online (Curitiba) em 23/06/07

MÃES AMERICANAS

Mãe americana, Cindy Sheehan, que liderou o movimento contra a guerra no Iraque desistiu. Motivos aparentemente óbvios, mas significativos: primeiro, a traição dos democratas votando com Bush pela continuação da guerra. Quase 80% dos americanos são contra; segundo, a apatia dos americanos nessa luta em defesa da vida dos seus filhos. É revoltante a manipulação da grande imprensa americana na formação da opinião pública.
Publicado no Diário de Pernambuco em 26/06/07

REFORMA POLÍTICA

A demagogia dos que não querem lista fechada é dizer que o eleitor vai ser privado de seu voto, o eleitor não vai estar representado. Há duas maldades nesta posição: primeiro, combater o financiamento público. Não querem perder suas "mamatas"; segundo, estimular o voto personalista, individualista e não partidário. Não querem se submeter ao programa de um partido. Traduzindo: querem manter o anarquismo atual.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 28/06/07