10 de junho de 2008

REFORMA POLÍTICA

Nessa discussão da reforma política, um fato merece destaque: parcela do eleitorado de todos os partidos de esquerda votou contra a lista fechada. Temem os caciques. A direita, não. Uma contradição daqueles que defendem partidos fortes. Implodiram a reforma com o apoio oportunista do PSDB.
Publicado no Jornal O Tempo ( BH) em 11/07/07

POR QUE SERÁ?

O cidadão comum deve ficar se perguntando: por que será que o governo Lula não teve, até agora, um momento de sossego? São denúncias e denúncias. Por que será que outros governos não tiveram este mesmo tratamento? Será o governo mais corrupto da história? Será que essas falcatruas denunciadas só ocorreram no seu governo? É óbvio que não. Lula é um operário. Seus opositores detêm a propriedade dos meios de produção. A sorte de Lula é o céu de brigadeiro da economia (bateu todos os recordes) e sua ótica social.
Publicado no Jornal O Fluminense (RJ) em 15/07/07

PRESSÃO POR MEDALHAS

A mídia esportiva pode colaborar mais com o Pan não aumentando a ansiedade dos atletas com a conquista de medalhas. Afinal, competir é ou não importante? No futebol temos vários exemplos de jogos e jogadores que não resistiram à pressão da mídia e, consequentemente, da opinião pública com a vitória idealizada. Essa tensão provocada nos jovens não é uma aliada. Ao contrário.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 16/07/07

VAIAS a LULA NO PAN

As vaias a Lula na abertura do Pan vieram da classe média alta. É a famigerada classe que, no passado, apoiou a ditadura na marcha com"Deus pela liberdade"´. É também chamada de opinião pública, velha adversária dos setores populares, do PT e de Lula. Não foi o povão que representa a maioria e que o reelegeu. Os ingressos desses setores variavam de R$ 100 a R$ 250.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 19/07/07

VAIAS

O esporte e as Olimpíadas representam a união e a paz entre os povos. As vaias ao presidente da República vêm na contramão destes princípios. Lula realmente não deveria retornar mais ao PAN. O governo federal viabilizou o sucesso internacional dos jogos investindo mais de metade de seus custos (57%).
Publicado no Jornal O Fluminense em 17/07/07

IMPRENSA DENIGRE

Os editoriais e alguns colunistas da grande imprensa, do Rio e S. Paulo, vêm tratando os eleitores de Lula de ignorantes, miseráveis e pedintes. É o famigerado ódio de classe. Não assumem e negam, mas é evidente. Estabilidade e crescimento na economia pouco importa. Distribuição de renda é populismo. Exigem um Estado dócil aos seus interesses ou seu desmonte. As boas intenções e ingenuidade de Lula lembram Salvador Allende, em 1973, no Chile, que acreditou no socialismo democrático e foi bombardeado. querem sempre mais.
Publicado no Agência Sebrae de Notícias em 31/7/07 e Folha de S. Paulo em 28/7/07