4 de junho de 2008

NATUREZA E A VALE

Anunciar que a Companhia Vale do Rio Doce produziu milhões de toneladas de minério é uma inverdade. Quem produziu foi a natureza. A empresa só extrai. Essa competência de só extrair recursos naturais, sem repor, está conduzindo a humanidade ao caos.

Publicado na Gazeta do Povo (Curitiba) em 12/08/07

CAPITALISMO É ANÁRQUICO

Capitalismo é, sem dúvida, um sistema anárquico e contraditório. Os EUA, a maior potência econômica, são o país mais endividado e deficitário do planeta. Incrível, seus títulos da dívida são os mais procurados nas crises. Chamam de porto seguro. O mais surrealista é que quem dá esse aval são seus credores (China, Japão, Europa e outros). Usando de analogia compara-se à abelha rainha. Se ela morrer acaba a colméia.

Publicado no Jornal O Globo em 19/08/07

MENSALÃO

Mensalão é marketing da oposição. Não vai dar em nada. Financiar campanhas eleitorais dos aliados do governo sempre existiu, desde a implantação da República. Não existe legislação para punir indícios, suposições, ilações e deduções. Maluf e outros dessa elite com todas as provas concretas e objetivas está solto até hoje. STF abrir investigação nada significa. Serve apenas de marketing para a oposição condenar, sem julgar. Tudo hipocrisia da oposição e da grande mídia, velhas conhecidas por tentarem desestabilizar governos populares quando lhes convém.

Publiucado no Estado de S. Paulo em 23/08/07 e no Jornal O Tempo (BH)em 25/08/07

ESTADO PARALELO

O Estado paralelo, comandado por traficantes com suporte de setores da polícia, é resultado da impunidade concedida pela anistia em relação aos mortos e torturados durante a ditadura militar, que referendou crimes comandados por policiais e militares. O anticomunismo usou-os. Agora, é a vez do tráfico.

Publicado no Jornal O Tempo (BH) em 26/8/07

ÉTICA

Setores da grande imprensa do Rio e S. Paulo deformam, insinuam e manipulam informações contra o governo Lula. Não importam a estabilidade econômica, o crescimento, o controle da inflação, a distribuição de renda. Cobram ética. Mas, como? Que exemplos nos dão? Querem sempre um governo ao seu dispor. Sem luz própria. Lula é de outra classe e tem outra história. Essa é a diferença.
Publicado no Jornal O Tempo (BH) em 2/9/07

ARQUIVO DA DITADURA

Não tem sentido comandos das Forças Armadas se oporem à reabertura dos arquivos da ditadura militar. Inadmissível a conivência desses comandos com decapitação, esquartejamento, estupro, tortura e ocultação de cadáveres de opositores do regime militar.
Publicado no Jornal do Senado (senadores na mídia) em 4/09/07 e Jornal o Tempo em 5/09/07

FORO PRIVILEGIADO

A ampliação do foro privilegiado é uma reação dos eleitos à total falta de regulamentação da imprensa. Qualquer ato é censura. Todos estão assustados. Condena-se sem julgar. O acusador hoje pode ser a vítima amanhã. Estão bisbilhotando e divulgando conversas particulares de celular. Afinal, qual é o limite? Ou não existem limites?
Publicado no Boletim da Juventude do PT de S. Paulo em 6/09/07

O capitalismo não tem mais futuro

O capitalismo, sob qualquer ótica e análise, não tem futuro. Não se trata de futurologia. A concentração e seu extremo poder são seus venenos. Mas, uma questão não estava prevista: a destruição nas leis da natureza. Pensou-se apenas nas leis da sociedade. Agora, a ameaça é a vida no planeta. Pelo que se observa o homem não foi preparado e conscientizado para essa catástrofe, que é eminente.
Publicado no Jornal de Brasília em 19/09/07

Bancos centrais alimentam ganância

Os bancos centrais estão mostrando porque foram instituídos na economia globalizada e neoliberal.: dar suporte a banqueiros e empresários ganaciosos e desonestos. Nessa crise norte-americana de hipoteca imobiliária, isso fica claro. Bilhões de dólares transferidos. Dinheiro público. Cadê o mercado livre tão apregoado por esses senhores? É livre só nos bônus? Quando quebra pede socorro ao Estado. Ainda têm coragem de criticar governos quando investem na população pobre e esfomeada. Chamam de populistas. E quando vai para eles o que é?
Publicado no Jornal de Brasília em 22/09/07

Garra feminina no futebol

A diferença evidente no futebol feminino é a vontade, a garra. Quando isso acontece, torna-se imbatível. Elas têm uma meta, que é implantar a liga feminina no Brasil. No futebol masculino, a vontade nem sempre está presente, principalmente quando os jogadores já atingiram todos os seus objetivos e chegaram ao ápice de suas realizações. Nessa hora, o papel do técnico é observar e contornar a situação, como faz Bernardinho.

Publicado no Jornal da Tarde (SP) em 4/10/07

Recursos humanos para o Estado

Lula tem razão na defesa de suporte de recursos humanos ao Estado, através de concursos. Mas precisa exigir metas. E a primeira é frequência e assiduidade. Controle rigoroso em todas unidades: setores e serviços, escolas e hospitais, universidades, fundações e autarquias. Já existem programas para aferir gerências. É só implantar. Rever legislação benevolente. Do contrário, há risco real do neoliberalismo retonar com vigor.
Publicado no JB Online e no O Tempo (BH) 6 e 9/10/07