3 de junho de 2008

Destruição do meio ambiente é suicídio

É consternadora a miopia dos líderes políticos e demais lideranças, nacionais e internacionais, diante do avanço veloz de destruição da vida na terra. Inadmissível. Exceção a líderes religiosos que sempre pregaram o catastrofismo para o homem. Todos os sinais já foram dados. O circuito da destruição está se fechando. A natureza tem leis que são interligadas. O céu, a terra, o mar, a floresta, a água potável: tudo sendo aniquilado e destruído. E o homem passivo. O que pretendem? Suicídio?
Publicado no Jornal de Brasília em 25/10/07

SUICÍDIO

A humanidade caminha para um impasse. Tudo leva a acreditar que insolúvel. Relatório de cientistas e, agora, da ONU confirmam: a degradação da terra dá-se de forma insustentável e a demanda por recursos continua. Dois entraves, aparentemente, irremovíveis impedem qualquer saída: o sistema capitalista e as religiões. O capitalismo é obviamente depredador. Mas as religiões e suas posições conservadoras sobre controle de natalidade não ajudam. Preocupam-se com o outro mundo e esquecem deste.
Publicado no Jornal em Tempo (BH) em 28/10/07

Constituição deu nó na governabilidade

A constituição cidadã de 1988 exagerou na dose de democracia ao facilitar a criação de partidos. Exagerou na dose ao deixá-los soltos, sem prescrever nada sobre a fidelidade partidária. Com isso, deixou o país ingovernável. Nem o presidente nem o Congresso têm autoridade. O Congresso chantageia o governo quando dele depende e o governo utiliza medidas provisórias para governar. Um verdadeiro nó.
Publicado no Jornal de Brasília em 29/10/07

ASSISTENCIALISMO

"O modelo sócio-econômico do Brasil é assistencialista", diz o informe sobre agricultura do Banco Mundial (BIRD). E continua: "A renda deveria vir da própria agricultura e não do bolsa família, modelo caro para o governo". Primeiro, não existe modelo caro quando o dinheiro público retorna para combater a fome de um povo. Diferente, por exemplo, das hipotecas imobiliárias norte-americanas em que os bancos centrais jogaram bilhões de dólares para cobrir rombos de empresários incompetentes e corruptos. Segundo, o dinheiro do bolsa, em sua maioria, vai para alimentação, ou seja, agricultura.
Publicado no Diário de Pernambuco em 29/10/07

EUA na contramão

É impressionante a submissão dos países aos EUA. Com o aquecimento global, está em jogo a existência na terra. Nas últimas décadas, os EUA impuseram boicote aos países que não se alinharam à sua política e ideologia. Agora, adotam uma posição irresponsável, indo de encontro ao direito à vida de seis bilhões de pessoas. Será que os países vão permanecer indiferentes a essa atitude genocida americana? A contagem regressiva já começou. Desastres sem precedentes virão.
Publicado no Jornal de Brasilia em 30/09/07 e Jornal Hoje em Dia em 3/11/07