28 de maio de 2008

VERÍSSIMO

Excelente a coluna do Veríssimo no HOJE EM DIA de quinta feira, em que ele faz uma autocrítica, como jornalista. Cita a história de uma capela de Ouro Preto que, no enforcamento de Tiradentes, tocou uma batida fúnebre. As demais festejaramo o castigo exemplar do rebelde, mesmo sem isto ter sido recomendado. Não conseguiram enxergar ou advinhar a história. Cumpriram o que se esperava deles. Diz: "Nós (jornalistas) somos dados a badalar o que não se tem importância, ou o fato errado, e a menosprezar a batida dos que vêem mais longe. Ou tentam"
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 28/05/08

Caso do dossiê e imprensa democrática

Para a grande imprensa, denúncias contra o governo são sempre "furo de reportagem", mas quando as investigações atingem a oposição a mídia diz que é antidemocrático.

Publicado no Jornal de Brasília em 1/04/08

CRISE AMERICANA

Agora os economistas e colunistas neoliberais dos EUA resolveram culpar Bernanke, presidente do Banco Central americano, e o expresidente, Alan Greenspan, pela crise. Mas o que eles fizeram foi seguir exatamente o receituário neoliberal: fé absoluta no mercado livre. A solução, também, é conhecida: usar dinheiro público do contribuinte para cobrir rombos da iniciativa privada.
Publicado na Folha Online em 25/03/08

Capitalismo selvagem

O capitalismo selvagem cria muitas armadilhas. Nesta crise dos EUA, inúmeras lições. Na realidade, de pouco servem, pois o princípio do capitalismo- lucro a qualquer custo- é um foco de infecção permanente. Mas, um exemplo, de armadilha é a hipoteca do imóvel ao banco, que o retoma após três meses de atraso do pagamento. Pois bem, para que servem milhares de imóveis devolvidos aos bancos? O que pretendem fazer com esses imóveis? Vender? A quem, se o mutuário faliu?

Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 23/03/08

IDENTIDADE ELETRÔNICA EM ÂMBITO NACIONAL

A idéia da carteira profissional eletrônica poderia ser aproveitada para uma carteira eletrônica de identidade nacional. Todo cidadão, ao nascer, receberia um número que, a partir de então, serviria para todo controle nacional. A troca seria gradual e aboliria todos os demais números. Teria um código com dígito que identificaria o município e estado onde nasceu, dia, mês e ano de nascimento, mais nove dígitos para identificar seu número. Imagine a multiplicidade de vantagens, sob todos aspectos, que tal inciativa traria.

Publicado no Jornal de Brasília em 22/03/08

IMIGRAÇÃO REPRIMIDA

Afinal, qual a explicação para a perseguição de imigrantes nos países ricos? Atinge pobres e desempregados. Os detentores de recursos e os portadores de notórios conhecimentos são bem-vindos, pois representam investimentos. Trata-se, sem dúvida, de uma contradição com a visão globalizada defendida pelos neoliberais. É o autêntico nacionalismo tão condenado por eles. É antidemocrático porque atinge o direito de ir-e-vir.

Publicado na Gazeta do Povo Online em 17/03/08

PIB

Cadê os palpiteiros de economia? Os neoliberais, que previam menos de 4% de crescimento para o Brasil em 2007? Diziam: "sem as reformas (trabalhista, previdenciária, tributária), não haverá crescimento". Criticavam e condenavam os juros altos e o dólar em queda. A faltta de investimento em infra-estrutura, os gastos sociais excessivos, o arrocho do superávit, etc. Pois bem, é a maior expansão desde 1996 (5,4% do PIB). Agora, apostam na crise externa. Essa elite nunca acreditou no Brasil. Sempre foram satélites dos Estados Unidos.

Publicado no O TEMPO (BH) em 17/03/08

DESMATAMENTO

Só agora, um governo consegue chegar ao fim do desmatamento. Séculos de exploração.Tailândia, município de Belém, é um foco. Há outros. Os moradores derrubam árvores centenárias por salários, provavelmente irrisórios, para poder comer.Foi assim na África e demais países. Sobrou a Amazônia.

Publicado na Gazeta do Povo Online em 10/03/08

CRIME NA PELESTINA

Israel e Estados Unidos repetem na Palestina o mesmo crime de Hiroshima e Nagasaki. Do alto, lançam bombas covardes sobre a população indefesa. Atingem crianças, idosos, mulheres, civis, inocentes, etc. Uma brutalidade inaceitável com omissão da ONU, dos países e dos meios de comunicação. Cadê a autoridade para condenar o holocausto?

Publicado no Diário do Leitor em 3/03/08

MInistro LUPI

Só ingênuo não percebe a implicância da oposição com o ministro Lupi. Desde quando presidente de um partido está impedido de ser ministro? Por que seria antiético? Pelo contrário, dá mais autenticidade e representatividade ao governo. Quem precisa se preocupar é o partido, pois ele disporá de menos tempo. O objetivo, como sempre, é desgastar o governo Lula. Agora, iniciam as ilações e as denúncias vazias. Enfim o atraso.

Publicado no O GLOBO em 1/03/08

DOSSIÊ

É impressionante como a oposição e seus meios subestimam o nível de inteligência e de politização da população brasileira. Montam circo desde 2003, quando Lula assumiu. Mas são tão incompetentes que a população não está nem aí. Procuram detonar os principais assessores de Lula (José Dirceu,Palocci e, agora, querem atingir Dilma). O objetivo é claro: isolar Lula para 2010. Como alguém pode acreditar que o governo (a não ser um X-9)iria montar um dossiê sobre FHC para entregar ao assessor do senador Álvaro Dias, do PSDB. Nos poupem!

Publicado no Jornal O Tempo(BH)em 23/05/08