27 de maio de 2008

IMPOSTOS

O sistema tributário brasileiro contribui para a desigualdade. Quem paga imposto é o pobre (ICMS) e a classe média (IPTU, IPVA, IR). É um surrealismo:rico não tem renda. Seus "minguados" recursos devem ser aplicados sem tributação.

Publicado no Diário do Leitor em 17/05/08

Quem lucra com a escolha do presidente?

A corrida eleitoral americana é a corrida do ouro, ao estilo de ocupação do velho oeste americano. Dada a largada, é um leilão, diferente do pleito brasileiro (preço mínimo). Ganha quem consegue obter maior financiamento para a campanha. Os critérios quem avalia são os bilionários. Ao final, há dois vencedores: o candidato escolhido e eleito e a TV. Agora, entende-se porque a TV americana é tão comprometida, ou melhor, envolvida.

Publicado no Jornal de Brasília em 17/05/08

Marina

"Ideológica" é como seus detratores (madeireiros, agricultores,etc)a acusam. Como se eles também não fossem ideológicos. Marina Silva é uma guardiã da vida. Seus mais próximos talvez a critiquem por não ter jogo de cintura política. PIB X vida na terra é a grande contradição que a pós-modernidade apresenta. Muito mais cedo do que se pensa isso ficará bem claro. Mas será tarde.

Publicado na Gazeta do Povo (PR)em 15/05/08

RUMO A 2010

Setores da mídia conservadora e neoliberal criticam asperamente a decisão do PT nacional de não permitir a coligação, em Minas Gerais, do PT com o PSDB. Um fato rotineiro na política. Mas, para os meios de oposição, não. Contraria a condução que querem dar para 2010. Não admitem o governo Lula ter interrompido o projeto de desmonte do Estado. Querem seu retorno. Apostam na candidatura de Geraldo Alckmin ou na de Aécio Neves. Não confiam em Serra.

Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH)em 7/05/08

Xerife do mundo

Quem delegou aos EUA o papel de xerife do mundo? Agora, atacam Irã, Bolívia, Venezuela, Cuba, Síria, Nicarágua, denominando-os de nações terroristas. Utilizam um poderoso sistema de mídia internacional para acusar indiscriminadamente. Não seriam eles os verdadeiros terroristas?

Publicado no Jornal Zero Hora (Rio Grande do Sul) em 4/05/08

Capitalismo

O capitalismo, não é maldição ou vidência da esquerda, cava seu próprio túmulo. Quanta contradição! Criou um desenvolvimento em cima de energia poluente e esgotável. Agora, duas ameaças: falta de alimento e aquecimento da terra. Busca alternativa através de outro equívoco: manter uma indústria inviável (automobilística)com energia de alimentos -trigo e milho. O erro vai ampliando-se.

Publicado no Jornal A Gazeta (E. Santo)em 2/05/08

Fidel Castro

A imprensa burguesa mundial comemora a renúncia de Fidel. O mundo devia se envergonhar do que fez a Cuba, a Fidel e a seu povo. É como um filho que é rejeitado, abandonado, isolado, mas vence. Seus críticos, a maioria, serão esquecidos. Fidel não. Entrou para a história. A diferença entre os que usam viseira e os que têm visão.

Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 26/02/08

Cartão corporativo

Imagine se a oposição vai perder a oportunidade de desmoralizar o governo Lula com outra CPI? Cartão corporativo é criatura desses setores que agora se opõem. Cartão corporativo é armadilha. O Estado gerado por essa elite está cheio delas. Lula precisa se ver livre disso e enviar ao Congresso outra alternativa, numa ótica de absoluta transparência.

Publicado no O Globo em 9/02/08